A cultura escolar referente à percepção de educação física (EF) é um fator que interfere na intervenção pedagógica do(a) professor(a), podendo estar relacionada com uma postura tradicional, de abandono escolar ou conduta inovadora. Dentro da cultura escolar, há três categorias: “invisibilidade do conhecimento disciplinar“,” caráter funcional do abandono do trabalho docente nas aulas de educação física escolar” e “hierarquias dos saberes escolares”. Compreendendo a importância da reflexão acerca desses fatores, o objetivo deste trabalho é explicar – por meio de exemplos – como a cultura escolar pode influenciar a ação docente de um professor de EF na rede pública municipal de Fortaleza. O estudo tem caráter qualitativo, em formato de relato de experiência sobre situações atinentes à cultura escolar e seu efeito na ação docente nos anos iniciais do ensino fundamental. Perante isso, as situações relatadas pelo professor interrelacionam-se com as três categorias, desde a desvalorização da disciplina EF ao ser tratada por pedagogos(as) como “brincadeiras/recreação”. Quanto ao desconhecimento da disciplina, há dificuldade dos(as) outros(as) professores(as) de compreender como determinados conteúdos – como ginásticas, danças, lutas etc. – são tratados na disciplina, sem reconhecimento que existe embasamento teórico das intervenções docentes, além das sugestões para redução da parte “prática” devido ao intitulado “barulho” nas aulas de EF. As problemáticas relatadas indicam a necessidade de maior aproximação entre os(as) docentes, visando à educação integral dos(as) alunos(as). Para isso, uma escuta ativa e atenta pelos(as) docentes pode evitar a desmobilização do professor de EF, contrapondo-se à lógica da quietude que desvaloriza o movimento e a expressividade corporal dentro da escola.