Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELEMENTOS QUÍMICOS, SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96560
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2532
    "inscrito_id" => 5836
    "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELEMENTOS QUÍMICOS, SUBSTÂNCIAS E MISTURAS"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) tem como finalidade possibilitar que os licenciandos vivenciem a rotina das escolas públicas de Educação Básica, permitindo a criação e participação em experiências interdisciplinares, metodológicas e tecnológicas e buscando solucionar problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, objetivamos com este trabalho relatar as experiências vividas durante o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) sobre o conteúdo Elementos químicos, Substâncias e Misturas. A pesquisa foi desenvolvida na escola campo do PRP subprojeto Química CCA/UFPB, que fica localizada na cidade de Areia (PB). Os participantes foram 65 estudantes de três turmas da 1ª série do ensino médio. A SD foi composta por 4 momentos: levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, realizado por meio da dinâmica ‘tempestade de ideias’; aula expositiva e contextualizada; aula experimental com materiais alternativos (água, álcool, óleo e corantes) e atividade de avaliação da aprendizagem, realizada na plataforma kahoot. Durante o desenvolvimento da SD percebemos um envolvimento dos estudantes no levantamento dos conhecimentos prévios, uma vez que esses citaram exemplos de misturas comuns no cotidiano, como café com leite, chá e suco. Durante a aula expositiva, assim como na atividade experimental, os estudantes participaram classificando as misturas citadas no primeiro momento e separando-as a partir de diferentes processos. Já a atividade avaliativa, realizada na plataforma kahoot, demonstrou que os estudantes compreenderam os conceitos trabalhados, visto que 80% acertaram as questões. Além disso, essa plataforma foi aprovada pelos estudantes, como podemos observar nas falas: “nenhum professor tinha trazido um exercício parecido”; “atividade bastante dinâmica”; “atividade legal que requer concentração e todo aprendizado da aula ministrada”. Considerando os resultados obtidos, podemos afirmar que essa SD auxiliou a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica e que esta experiência, assim como outras já vivenciadas no PRP, teve um papel relevante para a formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5836_TB2532_10122023203046.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PABLO MARCELINO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "PABLO MARCELINO"
    "autor_email" => "pablo.marcelino@academico"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96560
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2532
    "inscrito_id" => 5836
    "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELEMENTOS QUÍMICOS, SUBSTÂNCIAS E MISTURAS"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) tem como finalidade possibilitar que os licenciandos vivenciem a rotina das escolas públicas de Educação Básica, permitindo a criação e participação em experiências interdisciplinares, metodológicas e tecnológicas e buscando solucionar problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, objetivamos com este trabalho relatar as experiências vividas durante o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) sobre o conteúdo Elementos químicos, Substâncias e Misturas. A pesquisa foi desenvolvida na escola campo do PRP subprojeto Química CCA/UFPB, que fica localizada na cidade de Areia (PB). Os participantes foram 65 estudantes de três turmas da 1ª série do ensino médio. A SD foi composta por 4 momentos: levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, realizado por meio da dinâmica ‘tempestade de ideias’; aula expositiva e contextualizada; aula experimental com materiais alternativos (água, álcool, óleo e corantes) e atividade de avaliação da aprendizagem, realizada na plataforma kahoot. Durante o desenvolvimento da SD percebemos um envolvimento dos estudantes no levantamento dos conhecimentos prévios, uma vez que esses citaram exemplos de misturas comuns no cotidiano, como café com leite, chá e suco. Durante a aula expositiva, assim como na atividade experimental, os estudantes participaram classificando as misturas citadas no primeiro momento e separando-as a partir de diferentes processos. Já a atividade avaliativa, realizada na plataforma kahoot, demonstrou que os estudantes compreenderam os conceitos trabalhados, visto que 80% acertaram as questões. Além disso, essa plataforma foi aprovada pelos estudantes, como podemos observar nas falas: “nenhum professor tinha trazido um exercício parecido”; “atividade bastante dinâmica”; “atividade legal que requer concentração e todo aprendizado da aula ministrada”. Considerando os resultados obtidos, podemos afirmar que essa SD auxiliou a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica e que esta experiência, assim como outras já vivenciadas no PRP, teve um papel relevante para a formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5836_TB2532_10122023203046.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PABLO MARCELINO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "PABLO MARCELINO"
    "autor_email" => "pablo.marcelino@academico"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) tem como finalidade possibilitar que os licenciandos vivenciem a rotina das escolas públicas de Educação Básica, permitindo a criação e participação em experiências interdisciplinares, metodológicas e tecnológicas e buscando solucionar problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, objetivamos com este trabalho relatar as experiências vividas durante o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) sobre o conteúdo Elementos químicos, Substâncias e Misturas. A pesquisa foi desenvolvida na escola campo do PRP subprojeto Química CCA/UFPB, que fica localizada na cidade de Areia (PB). Os participantes foram 65 estudantes de três turmas da 1ª série do ensino médio. A SD foi composta por 4 momentos: levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, realizado por meio da dinâmica ‘tempestade de ideias’; aula expositiva e contextualizada; aula experimental com materiais alternativos (água, álcool, óleo e corantes) e atividade de avaliação da aprendizagem, realizada na plataforma kahoot. Durante o desenvolvimento da SD percebemos um envolvimento dos estudantes no levantamento dos conhecimentos prévios, uma vez que esses citaram exemplos de misturas comuns no cotidiano, como café com leite, chá e suco. Durante a aula expositiva, assim como na atividade experimental, os estudantes participaram classificando as misturas citadas no primeiro momento e separando-as a partir de diferentes processos. Já a atividade avaliativa, realizada na plataforma kahoot, demonstrou que os estudantes compreenderam os conceitos trabalhados, visto que 80% acertaram as questões. Além disso, essa plataforma foi aprovada pelos estudantes, como podemos observar nas falas: “nenhum professor tinha trazido um exercício parecido”; “atividade bastante dinâmica”; “atividade legal que requer concentração e todo aprendizado da aula ministrada”. Considerando os resultados obtidos, podemos afirmar que essa SD auxiliou a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica e que esta experiência, assim como outras já vivenciadas no PRP, teve um papel relevante para a formação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.