O Programa de Residência Pedagógica (PRP) tem como finalidade possibilitar que os licenciandos vivenciem a rotina das escolas públicas de Educação Básica, permitindo a criação e participação em experiências interdisciplinares, metodológicas e tecnológicas e buscando solucionar problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, objetivamos com este trabalho relatar as experiências vividas durante o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) sobre o conteúdo Elementos químicos, Substâncias e Misturas. A pesquisa foi desenvolvida na escola campo do PRP subprojeto Química CCA/UFPB, que fica localizada na cidade de Areia (PB). Os participantes foram 65 estudantes de três turmas da 1ª série do ensino médio. A SD foi composta por 4 momentos: levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, realizado por meio da dinâmica ‘tempestade de ideias’; aula expositiva e contextualizada; aula experimental com materiais alternativos (água, álcool, óleo e corantes) e atividade de avaliação da aprendizagem, realizada na plataforma kahoot. Durante o desenvolvimento da SD percebemos um envolvimento dos estudantes no levantamento dos conhecimentos prévios, uma vez que esses citaram exemplos de misturas comuns no cotidiano, como café com leite, chá e suco. Durante a aula expositiva, assim como na atividade experimental, os estudantes participaram classificando as misturas citadas no primeiro momento e separando-as a partir de diferentes processos. Já a atividade avaliativa, realizada na plataforma kahoot, demonstrou que os estudantes compreenderam os conceitos trabalhados, visto que 80% acertaram as questões. Além disso, essa plataforma foi aprovada pelos estudantes, como podemos observar nas falas: “nenhum professor tinha trazido um exercício parecido”; “atividade bastante dinâmica”; “atividade legal que requer concentração e todo aprendizado da aula ministrada”. Considerando os resultados obtidos, podemos afirmar que essa SD auxiliou a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica e que esta experiência, assim como outras já vivenciadas no PRP, teve um papel relevante para a formação docente.