O presente estudo científico tem como objetivo geral demonstrar como a História da África é trabalhada junto dos alunos no ambiente escolar, principalmente pela visão a qual muitos tem sobre o continente africano tendo em vista o conhecimento pelos quais muitos são expostos onde são destacados apenas elementos como a escravidão e a pobreza. Tais colocações reforçam a necessidade e importância da implementação da Lei 10.639/03, uma vez que a mesma colabora para a difusão do conhecimento a respeito da história e da cultura africana e afro-brasileira, sempre colocando aqueles que antes eram esquecidos agora em posição de destaque na construção da sociedade. Partindo disso, cabe aos professores fortalecer os trabalhos para mudar essa visão que o senso comum prevalece, partindo de uma formação adequada a respeito e metodologias usadas em sala de aula para uma melhor experiência na difusão do conhecimento a respeito, itens essenciais para mudar uma visão onde elementos como a pobreza e a escravidão são tão presentes em um primeiro momento quando se pensa em características sobre a África ou afrodescendentes, de modo a provocar seus alunos para que estes possam desenvolver senso crítico e passar a vê-los como um reduto de diversidade cultural. Para a construção do estudo científico, foram feitas pesquisas em produções bibliográficas relevantes para o estudo do tema, tais como: Munanga (2005), Santos (1992) e Fernandes (2005). E ao final, o referido estudo demonstra a importância de se trabalhar a temática da História da África e Cultura Afro-brasileira em sala, tendo em vista a importância de se trabalhar a diversidade em sala de aula pois ali estão se formando os membros ativos da sociedade futuramente, principalmente quando os professores desenvolvem atividades a respeito para mudar concepções rasas a respeito da temática e distanciando os mesmos de malefícios como o racismo.