GOMES, Ana Paula Wendling et al.. Práticas de educação emocional e saúde mental. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/101187>. Acesso em: 23/12/2024 00:42
Considerando que a educação emocional é uma prática preventiva que pode evitar o desencadeamento de problemas relacionados a saúde mental, o artigo se propõe a fazer uma análise sobre a relevância dessa prática como um dos instrumentos de proteção à saúde mental. Não existe uma definição oficial para o conceito de saúde mental. Para os jovens, por exemplo, ter saúde mental contempla, dentre outros fatores, saber lidar com as emoções, controlar os impulsos e comportamentos, saber enfrentar os desafios e as mudanças. Tais fatores citados anteriormente estão diretamente ligados à saúde emocional. Esta, no ambiente escolar é relativamente recente e, as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular aborda sobre as competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental. Para tanto, as Escolas precisam capacitar seus profissionais, com intervenção pedagógica em educação emocional. O presente artigo é fruto de um projeto de extensão, que tem como objetivo desenvolver uma rede de apoio, com intuito de minimizar episódios de stress e ansiedade relatados por estudantes dos Institutos Federais. Inicialmente, foi realizado uma pesquisa sobre percepção da saúde mental e, um dos principais resultados obtidos revelou que o estado de saúde mental desses alunos tem atrapalhado o desempenho escolar, da mesma forma que a vida acadêmica afeta a saúde mental. Nesse sentido, percebe-se que a própria pressão escolar pode desencadear excesso de ansiedade e até quadros depressivos dos estudantes. Cabe a escola oferecer um ambiente acolhedor e promover ações que contribuam para a saúde mental. Dados da pesquisa mostraram que quase todos os alunos (95%), disseram que a escola deve oferecer apoio à saúde mental, concluindo sobre a importância do desenvolvimento de ações de promoção à saúde mental e tendo como pressuposto a urgente inserção da educação emocional enquanto prática pedagógica nas escolas.