A presente pesquisa tem como objetivo apresentar o resultado de um estudo realizado com o material apostilado do Sistema Positivo de Ensino, utilizado em uma escola da Rede Privada de Ensino no município de Monteiro-PB. A pesquisa insere-se no âmbito da Linguística Aplicada e busca responder a alguns questionamentos relacionados à oralidade e à forma como esse eixo da língua é inserido nas práticas de ensino de língua materna na escola observada. No decorrer das investigações, analisaremos as propostas relacionadas aos gêneros orais apresentadas nestes apostilados e de que maneira o professor aborda tais gêneros em sala de aula. Traçaremos um percurso histórico da língua portuguesa, dos materiais apostilados e da oralidade e por fim faremos uma análise das propostas que são apresentadas na apostila do 7º ano e de que forma o professor aborda o gênero debate regrado, para isso faremos uma observação de campo. Como fundamentação teórica, recorremos aos estudos de Barros Mendes (2005), Silva (2011), Buzzen (2011), Palma e Cano(2012),entres outros estudiosos que desenvolveram pesquisas acerca do tema.