Democratizar o acesso ao ensino superior para além da oferta de vagas é um papel fundamental das universidades brasileiras. No Rio Grande do Sul, uma das unidades da federação que apresenta os melhores indicadores de acesso a este nível de ensino, cerca de 14% dos jovens entre 18 e 24 anos chegam atualmente à universidade e entre esses um número bem menor consegue uma vaga na universidade pública. O objetivo do presente estudo é relatar a experiência da dinâmica de organização, seleção, funcionamento e os resultados objetivos ao longo de 5 anos de existência do Curso Pré-Vestibular Popular Liberato (CPVPL), criado e desenvolvido através do projeto de extensão Por Dentro da UFRGS em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O curso se desenvolve com aulas ao longo de um ano letivo de trabalho, sendo estruturado e desenvolvido por educadores voluntários dentro da perspectiva da educação popular, educação em direitos humanos e das políticas de ações afirmativas, que se dividem em comissões de apoio e desenvolvimento pedagógico do curso. Uma seleção anual específica é empregada com o objetivo de atender em especial alunos de escolas públicas, autodeclarados negros, trans e travestis, indígenas e pessoas com deficiência. O curso baseia-se na troca de experiências e gestão democrática em diálogo constante com a realidade dos discentes, o que têm rendido mais de 80 aprovações em instituições de ensino superior públicas e privadas em todo o estado do Rio Grande do Sul.