Este artigo propõe a utilização da metodologia de gamificação no PowerPoint como estratégia pedagógica para ensinar a história e cultura do povo Krikati. A inclusão da História e Cultura indígena no currículo escolar, regulamentada pela Lei n.º 11.645/08, apresenta múltiplas facetas, que envolve a regionalidade e multiculturalidade, apresentada pelo educador uma reflexão sobre as possibilidades pedagógicas desses conteúdos em sala de aula. Nesse contexto, o professor precisa criar estratégias para produzir material didático que atenda a essa demanda bibliográfica limitada. O objetivo desse trabalho é pesquisar a história e cultura do povo Krikati do Maranhão e, a partir dessas informações, orientar os alunos na construção de jogos didáticos no PowerPoint. Essa pesquisa é uma exploração de campo, motivada pela falta de fontes bibliográficas sobre a história e cultura dessa etnia, e foi desenvolvida interculturalmente, com o intuito de aproximar os alunos das raízes históricas dessa comunidade, ajudando-os a superar preconceitos étnicos e raciais e compreender a participação do povo Krikati na formação do espaço geográfico dessa região do Maranhão. Em suma, essa metodologia de gamificação no PowerPoint pode ser uma estratégia pedagógica eficaz para ensinar a história e cultura do povo Krikati, confiante para a formação de alunos mais conscientes e respeitosos com as diferentes culturas do nosso país. A experiência aprendeu aos participantes uma compreensão ampla sobre a aplicação da gamificação como estratégia educacional e a importância do uso do PowerPoint, além de proporcionar uma imersão na história e cultura do Povo Krikati.