Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE JOVENS MONITORES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA RADICAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94927
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 385
    "inscrito_id" => 6605
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE JOVENS MONITORES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA RADICAL"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em compartilhar práticas pedagógicas na formação de jovens monitores de uma Organização da Social Civil do Rio de Janeiro. Grupo este composto por jovens de 14 a 18 anos, moradores do complexo de favelas do Caju, participante dos programas de Educação integral denominados Dois Toques e Jogo aberto da Fundação Gol de Letra. O principal objetivo é investir no potencial dos participantes como multiplicadores de atitudes e conhecimentos positivos em suas comunidades. Trata-se da aplicação do conceito de pedagogia radical, conceito trazido por Bell Hooks (2013) a partir de um diálogo com a Pedagogia como prática de liberdade de Paulo Freire (1967) que tem como base a pedagogia crítica e feminista. Uma estratégia paralela à oferta de práticas educacionais às crianças e adolescentes. Os jovens recebem formação e atuam junto aos educadores durante as aulas, sempre sob supervisão. Eles passam por uma seleção, recebem capacitação e contam com uma bolsa-auxílio durante todo o processo. Prevemos a continuidade do estudo formal – pois é fundamental estar na escola, uma vez que os projetos da Fundação Gol de Letra não substituem a educação escolar e não concorrem com a mesma. Os monitores tornam-se mais que multiplicadores de conhecimentos e atitudes: funcionam como uma referência positiva para crianças, adolescentes e para outros jovens. A pesquisa qualitativa realizada buscou evidenciar as percepções de jovens que passaram pela formação de jovens nos anos de 2019 a 2022 através da coleta de depoimentos sobre como foi a participação no projeto e o impacto as formações pedagógicas geraram na vida desse jovem e da sua família e como este aplica em seu meio o que foi compartilhado nos encontros formativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6605_TB385_20112023000508.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISIANE VIEIRA DOS SANTOS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ELISIANE VIEIRA"
    "autor_email" => "elisiane.vieira@goldeletr"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94927
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 385
    "inscrito_id" => 6605
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE JOVENS MONITORES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA RADICAL"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em compartilhar práticas pedagógicas na formação de jovens monitores de uma Organização da Social Civil do Rio de Janeiro. Grupo este composto por jovens de 14 a 18 anos, moradores do complexo de favelas do Caju, participante dos programas de Educação integral denominados Dois Toques e Jogo aberto da Fundação Gol de Letra. O principal objetivo é investir no potencial dos participantes como multiplicadores de atitudes e conhecimentos positivos em suas comunidades. Trata-se da aplicação do conceito de pedagogia radical, conceito trazido por Bell Hooks (2013) a partir de um diálogo com a Pedagogia como prática de liberdade de Paulo Freire (1967) que tem como base a pedagogia crítica e feminista. Uma estratégia paralela à oferta de práticas educacionais às crianças e adolescentes. Os jovens recebem formação e atuam junto aos educadores durante as aulas, sempre sob supervisão. Eles passam por uma seleção, recebem capacitação e contam com uma bolsa-auxílio durante todo o processo. Prevemos a continuidade do estudo formal – pois é fundamental estar na escola, uma vez que os projetos da Fundação Gol de Letra não substituem a educação escolar e não concorrem com a mesma. Os monitores tornam-se mais que multiplicadores de conhecimentos e atitudes: funcionam como uma referência positiva para crianças, adolescentes e para outros jovens. A pesquisa qualitativa realizada buscou evidenciar as percepções de jovens que passaram pela formação de jovens nos anos de 2019 a 2022 através da coleta de depoimentos sobre como foi a participação no projeto e o impacto as formações pedagógicas geraram na vida desse jovem e da sua família e como este aplica em seu meio o que foi compartilhado nos encontros formativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6605_TB385_20112023000508.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISIANE VIEIRA DOS SANTOS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ELISIANE VIEIRA"
    "autor_email" => "elisiane.vieira@goldeletr"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho consiste em compartilhar práticas pedagógicas na formação de jovens monitores de uma Organização da Social Civil do Rio de Janeiro. Grupo este composto por jovens de 14 a 18 anos, moradores do complexo de favelas do Caju, participante dos programas de Educação integral denominados Dois Toques e Jogo aberto da Fundação Gol de Letra. O principal objetivo é investir no potencial dos participantes como multiplicadores de atitudes e conhecimentos positivos em suas comunidades. Trata-se da aplicação do conceito de pedagogia radical, conceito trazido por Bell Hooks (2013) a partir de um diálogo com a Pedagogia como prática de liberdade de Paulo Freire (1967) que tem como base a pedagogia crítica e feminista. Uma estratégia paralela à oferta de práticas educacionais às crianças e adolescentes. Os jovens recebem formação e atuam junto aos educadores durante as aulas, sempre sob supervisão. Eles passam por uma seleção, recebem capacitação e contam com uma bolsa-auxílio durante todo o processo. Prevemos a continuidade do estudo formal – pois é fundamental estar na escola, uma vez que os projetos da Fundação Gol de Letra não substituem a educação escolar e não concorrem com a mesma. Os monitores tornam-se mais que multiplicadores de conhecimentos e atitudes: funcionam como uma referência positiva para crianças, adolescentes e para outros jovens. A pesquisa qualitativa realizada buscou evidenciar as percepções de jovens que passaram pela formação de jovens nos anos de 2019 a 2022 através da coleta de depoimentos sobre como foi a participação no projeto e o impacto as formações pedagógicas geraram na vida desse jovem e da sua família e como este aplica em seu meio o que foi compartilhado nos encontros formativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.