Nosso trabalho objetiva apresentar uma intersecção entre ensino de literatura e artes, sob a ótica da Análise do Discurso foucaultiana de modo a centrar o olhar sob o sujeito- aluno e sua função-autoria. A análise incide a partir de um recorte selecionado do projeto de extensão (Probex/2022-2023), “O(A) discente e a volta ao ensino presencial: uma análise sobre os processos de subjetivação para além do texto escrito”, que estamos desenvolvendo no curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, selecionamos três transposições artísticas (pinturas) que foram elaboradas a partir de uma oficina de escrita criativa realizada na aula de Língua Portuguesa, com alunos do Fundamental II, numa escola municipal de João Pessoa, em que tivemos a presença da autora paraibana Maria Valéria Rezende. Imersos nessa experiência literária, os alunos, mediante sua função-autor, produziram um outro final para o conto, “Vasto mundo”, da autora mencionada. Deste modo, através destas produções artísticas, os alunos puderam materializar seus olhares sob essa nova configuração do (re)dizer. À luz dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, sobretudo no prisma de Foucault (2004; 2005; 2009), bem como em Eni Orlandi (1998), Zilberman (2012), dentre outros teóricos, bem como nos documentos oficiais como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), nossa análise mostrou que os textos, em suas várias modalidades, configuram discursos que nos permitem observar a produção de sentido. As produções dos alunos nos permitiram também contemplar espaços de diálogos e colaboração com outras disciplinas. Observamos que atividades desta natureza possibilitam uma emancipação no processo de ensino-aprendizagem, bem como nos permite perceber a urgente e necessária relação simbiótica entre discurso-arte-educação.