O núcleo de apoio às pessoas com deficiência educacionais específicas (NAPNE), foi institucionalizado no IFRN através da Portaria n.º 1533/2012, sendo seu principal objetivo, criar mecanismos que eliminassem as barreiras da exclusão, de tal modo, que a inclusão fosse atribuída a todos, independente de suas especificidades. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do NAPNE no processo de inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas no contexto da educação escolar ou ensino regular do IFRN Campus/Macau. Como referencial teórico dessa pesquisa nos pautamos em autores como Mantoan (2003), Salamanca (1994), entre outros. A pesquisa é de cunho qualitativo. Utilizamos como método a pesquisa bibliográfica e a pesquisa narrativa, por meio de entrevista semiestruturada que nos permitiu investigar, avaliar as experiências vivenciadas pela equipe multidisciplinar nas suas práticas cotidianas. As participantes desta pesquisa foram as duas psicopedagogas e as duas assistentes educacionais inclusivas que compõem o NAPNE do IFRN campus MACAU. A técnica utilizada foi a análise de conteúdo de Bardin, estruturada em três etapas: a pré-análise, exploração do material, inferências e interpretação. Os resultados da pesquisa, destacaram a importância do núcleo para os estudantes com necessidades educacionais especificas, incluindo toda a comunidade acadêmica que se beneficia com os avanços da inclusão escolar.