Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PESQUISAS REALIZADAS POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho mais amplo à qual essa investigação se vincula teve origem em três questões orientadoras, uma das quais é: quais são as percepções dos estagiários acerca do papel da pesquisa na sua formação para a docência? Tomando como contexto o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus do Araguaia, nosso foco foram os estágios obrigatórios I, II e III. Realizamos uma análise documental de natureza qualitativa que se estabeleceu na confluência entre a concepção epistemológica a qual nos filiamos e o referencial teórico acerca do trabalho e da identidade do educador matemático. Por meio de Análise Textual Discursiva, procuramos indícios presentes em Relatórios Finais dos Estágios (2017-2022) que pudessem revelar dados, ideias, opiniões, percepções, sentimentos e reflexões de seis estagiários acerca do impacto formativo das pesquisas por eles realizadas. Detectamos temas, problemas, metodologias de recolha e de análise dos dados adotadas pelos estagiários. Também identificamos considerações dos seis licenciandos acerca da relevância das atividades de pesquisa por eles realizadas nos estágios. Os resultados indicam que todos os estagiários optaram por abordagens qualitativas de pesquisa, ainda que tenham utilizados métodos diferentes em cada uma das três pesquisas referentes aos Estágios I, II e III. Os estagiários abordaram temáticas variadas, o que lhes permitiu conhecer mais sobre: políticas públicas, práticas educativas, o papel da afetividade no ensino e na aprendizagem, práticas inclusivas, educação matemática no campo, a educação matemática na EJA, as interrelações entre o ensino de matemática e economia, o uso das novas tecnologias e da gamificação para o ensino da matemática, dentre outros. Os dados expressam a percepção de que as pesquisas nos estágios foram relevantes para a formação docente, uma vez que os tornam mais capazes de compreender em profundidade fenômenos educativos para, a partir daí, engendrar formas de agir sobre eles.

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