O Ensino Médio é fundamental para a formação profissional, social e consciência crítica dos estudantes, assim a sustentabilidade ambiental emerge como um campo de conhecimento para promover práticas consciente e equilíbrio do ambiente. O componente curricular de Química do Ensino Médio, é uma área de conhecimento relevante que possibilita abordar as questões ambientais no currículo escolar, promovendo uma base sólida para explorar tais questões. O objetivo deste estudo é descrever como as aulas de Química mediada com tecnologia viabiliza a sustentabilidade ambiental para a formação de estudantes pelo viés crítico de escolas do Campo. A metodologia aplicada é pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, documental e bibliográfica. Análise do componente curricular de Química e processo pedagógico. O Ensino Médio Mediado com Tecnologia, é uma metodologia de educação que utiliza videoaulas desde 2016 em Rondônia, essa modalidade de ensino de Química possibilita que os alunos aprendam sobre a importância da sustentabilidade, permitindo o uso de recursos digitais e plataformas interativas. Ensino interdisciplinar são abordagem significativa para ensinar a sustentabilidade, envolvendo a criação de soluções sustentáveis, reaproveitamentos de recursos biodegradável e energias renováveis. A tecnologia pode ser uma aliada poderosa no ensino da sustentabilidade, por meio de aplicativos, jogos educativos e ferramentas digitais. A educação ambiental, se faz necessário aos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, impactos negativos da poluição e práticas de redução de consumo. Conclui-se que a temática da sustentabilidade no ensino médio capacita os estudantes a compreensão sobre a importância da preservação ambiental e se tornarem agentes de mudanças. A tecnologia desempenha um papel fundamental nesse processo, auxiliando a criação de soluções sustentáveis e na educação ambiental. Porém, é necessário promover mudanças de mentalidade que inicia desde a educação escolar, no contexto social que incentivem práticas sustentáveis.