Este trabalho tem como objetivo principal ajudar no processo de aprendizagem do estudante do Ensino Fundamental Anos finais de forma mais lúdica, com intenção de que consiga compreender a morfologia, ecologia e estruturas acerca do Filo Cnidário. Como metodologia, fizemos uma revisão da literatura sobre os problemas que os docentes possuem em passar o conteúdo da Zoologia, e o procedimento metodológico está dividido em etapas: (a) materiais, (b) montagem do recurso didático, (c) regras do jogo. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram compreender o conteúdo proposto, justamente com a utilização do jogo didático para avaliar e reforçar o conteúdo passado durante a aula introdutória. A maior parte das respostas dadas pelos estudantes foram consideradas positivas e as críticas ajudaram a entender as limitações que o jogo possui atualmente. As considerações finais mostram que o “aprendendo com a Physalia physalis” possui um grande potencial para ser usado dentro da sala de aula, como forma alternativa de avaliação sobre o conteúdo, além de que o jogo é de fácil manuseio, o que permite a adaptação do jogo para o docente que deseja utilizá-lo e para a escola que possui desde um grande espaço até um espaço mais reduzido. Por fim, podemos ressaltar que o jogo pode ser utilizado em outros conteúdos e não necessariamente para o Filo cnidária.