Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINO DO FILO CNIDÁRIA NO ENSINO BÁSICO: APRENDENDO COM A PHYSALIA PHYSALIS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal ajudar no processo de aprendizagem do estudante do Ensino Fundamental Anos finais de forma mais lúdica, com intenção de que consiga compreender a morfologia, ecologia e estruturas acerca do Filo Cnidário. Como metodologia, fizemos uma revisão da literatura sobre os problemas que os docentes possuem em passar o conteúdo da Zoologia, e o procedimento metodológico está dividido em etapas: (a) materiais, (b) montagem do recurso didático, (c) regras do jogo. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram compreender o conteúdo proposto, justamente com a utilização do jogo didático para avaliar e reforçar o conteúdo passado durante a aula introdutória. A maior parte das respostas dadas pelos estudantes foram consideradas positivas e as críticas ajudaram a entender as limitações que o jogo possui atualmente. As considerações finais mostram que o “aprendendo com a Physalia physalis” possui um grande potencial para ser usado dentro da sala de aula, como forma alternativa de avaliação sobre o conteúdo, além de que o jogo é de fácil manuseio, o que permite a adaptação do jogo para o docente que deseja utilizá-lo e para a escola que possui desde um grande espaço até um espaço mais reduzido. Por fim, podemos ressaltar que o jogo pode ser utilizado em outros conteúdos e não necessariamente para o Filo cnidária.

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