RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINO DO FILO CNIDÁRIA NO ENSINO BÁSICO: APRENDENDO COM A PHYSALIA PHYSALIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95729 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1422 "inscrito_id" => 11249 "titulo" => "RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINO DO FILO CNIDÁRIA NO ENSINO BÁSICO: APRENDENDO COM A PHYSALIA PHYSALIS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal ajudar no processo de aprendizagem do estudante do Ensino Fundamental Anos finais de forma mais lúdica, com intenção de que consiga compreender a morfologia, ecologia e estruturas acerca do Filo Cnidário. Como metodologia, fizemos uma revisão da literatura sobre os problemas que os docentes possuem em passar o conteúdo da Zoologia, e o procedimento metodológico está dividido em etapas: (a) materiais, (b) montagem do recurso didático, (c) regras do jogo. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram compreender o conteúdo proposto, justamente com a utilização do jogo didático para avaliar e reforçar o conteúdo passado durante a aula introdutória. A maior parte das respostas dadas pelos estudantes foram consideradas positivas e as críticas ajudaram a entender as limitações que o jogo possui atualmente. As considerações finais mostram que o “aprendendo com a Physalia physalis” possui um grande potencial para ser usado dentro da sala de aula, como forma alternativa de avaliação sobre o conteúdo, além de que o jogo é de fácil manuseio, o que permite a adaptação do jogo para o docente que deseja utilizá-lo e para a escola que possui desde um grande espaço até um espaço mais reduzido. Por fim, podemos ressaltar que o jogo pode ser utilizado em outros conteúdos e não necessariamente para o Filo cnidária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11249_TB1422_03052023155843.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEYTON EDSON DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KLEYTON" "autor_email" => "kleyton.edson@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95729 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1422 "inscrito_id" => 11249 "titulo" => "RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINO DO FILO CNIDÁRIA NO ENSINO BÁSICO: APRENDENDO COM A PHYSALIA PHYSALIS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal ajudar no processo de aprendizagem do estudante do Ensino Fundamental Anos finais de forma mais lúdica, com intenção de que consiga compreender a morfologia, ecologia e estruturas acerca do Filo Cnidário. Como metodologia, fizemos uma revisão da literatura sobre os problemas que os docentes possuem em passar o conteúdo da Zoologia, e o procedimento metodológico está dividido em etapas: (a) materiais, (b) montagem do recurso didático, (c) regras do jogo. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram compreender o conteúdo proposto, justamente com a utilização do jogo didático para avaliar e reforçar o conteúdo passado durante a aula introdutória. A maior parte das respostas dadas pelos estudantes foram consideradas positivas e as críticas ajudaram a entender as limitações que o jogo possui atualmente. As considerações finais mostram que o “aprendendo com a Physalia physalis” possui um grande potencial para ser usado dentro da sala de aula, como forma alternativa de avaliação sobre o conteúdo, além de que o jogo é de fácil manuseio, o que permite a adaptação do jogo para o docente que deseja utilizá-lo e para a escola que possui desde um grande espaço até um espaço mais reduzido. Por fim, podemos ressaltar que o jogo pode ser utilizado em outros conteúdos e não necessariamente para o Filo cnidária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11249_TB1422_03052023155843.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEYTON EDSON DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KLEYTON" "autor_email" => "kleyton.edson@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }