A presente pesquisa é direcionada pelo objetivo geral de compreender como a formação do professor em tecnologias digitais pode contribuir para a formatação de modelos de avaliação híbrida no Ensino Médio que fomentem o desenvolvimento da competência digital. Assim, versará inicialmente acerca da formação inicial e continuada de professores, trazendo um contexto histórico e assentando o debate a partir das demandas elencadas no Plano Nacional de Educação de 2014 e na Base Nacional Comum Curricular de 2018. Nessa abordagem, fazer a conexão com o cenário político do Brasil e como as descontinuidades de políticas públicas afetou a implementação do Plano e da Base, bem como os retrocessos na carreira docente. A metodologia foi norteada por revisão bibliográfica, análise de documentos norteadores da educação brasileiro ao longo do tempo e tendo como estudos norteadores CASARTELLI (2019), HOFMANN (2019), MORAIS (2023), NÓVOA (2023), entre outros. Dessa forma, a relevância da formação docente em tecnologias digitas apresenta-se como fomento à avaliação da aprendizagem conectada às vivências e ao projeto de vida dos educandos do Ensino Médio, além desse movimento também impulsionar a valorização profissional docente.