HERBER, Jane et al.. Percepções dos docentes sobre ensino híbrido no ensino médio gaúcho. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96274>. Acesso em: 22/11/2024 04:18
A pesquisa intitulada “Transições para o Ensino Híbrido na Educação Básica no Vale do Taquari/RS”, visa contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem o Ensino Híbrido na Educação Básica do Vale do Taquari. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo com aproximações ao estudo de caso, sendo utilizada ATD – Análise Textual Discursiva, para a análise dos dados. O Ensino Híbrido tem sido apresentado como uma possibilidade para os tempos atuais. Em meio a disposição de diferentes tecnologias e do deslocamento de um eixo de aprendizagem fixo para um eixo de aprendizagem dinâmico, a possibilidade de intercalar ensino presencial com ferramentas tecnológicas e parte de ensino online ganham espaço não só no Ensino Superior, mas também na Educação Básica. A pesquisa contou com a participação de onze professores do Ensino Médio da escola pública parceira. Foram realizados quatro encontros com os professores, durante as reuniões pedagógicas da escola, com a proposta de identificar as percepções dos docentes sobre o Ensino Híbrido no que se refere a implementação, documento orientador, práticas pedagógicas, facilidades e dificuldades encontradas. Também foram questionados sobre o uso de recursos tecnológicos e metodologias ativas. Neste trabalho apresenta-se a análise das respostas de duas questões relacionadas ao Ensino Híbrido e Práticas Pedagógicas utilizadas pelos participantes: i) Há diferença entre Ensino Híbrido, Ensino Remoto e Ensino Online? Se sim qual? e ii) Que práticas pedagógicas você utilizaria numa proposta de Ensino Híbrido na Educação Básica? A análise das respostas permitiu traçar o perfil dos professores e contribuiu com as práticas pedagógicas no que se refere ao uso de metodologias ativas durante os encontros presenciais.