Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TERMOLOGIA NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino tradicional de ensino tem sido criticado por não levar em conta a importância da participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, bem como por não considerar as diferentes formas de aprendizagem dos estudantes. Além disso, esse modelo muitas vezes não leva em conta a contextualização dos conteúdos, tornando ao ensino e aprendizagem da Física abstrata e pouco atrativa para os alunos. Por isso, é importante que as escolas adotem novas metodologias e estratégias de ensino que permitam aos alunos participar ativamente da construção do conhecimento, tornando a Física mais acessível e interessante. Diante desse contexto emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes do 2°ano do ensino médio, utilizando simulação computacional e experimento de baixo custo como material didático. A sequência didática presente neste trabalho é formada em três módulos de conceitos estudados no segundo ano do ensino médio, sendo na termologia. Esses recursos digitais e experimentos de baixo custo buscam potencializar o ensino de física, através de aulas mais dinâmicas e atrativas, nas quais os estudantes poderão questionar, desenvolver e fundamentar o porquê das interpretações que estão sendo exemplificadas. Com isso, espera-se que uma mudança no comportamento dos alunos, onde possam ser mais participativos das aulas sem que sejam apenas espectadores do processo de aprendizagem.

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