O presente trabalho apresenta-se como um relato de experiência de quatro acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas decorrentes da vivência no Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (PIBID), edital 2022/2024, da Universidade Federal Delta do Parnaíba (UFDPAR), na Unidade Escolar Padre Raimundo José Vieira, em Parnaíba-PI, visando discutir a importância e notoriedade das aulas práticas de Ciências no ensino fundamental como método auxiliar ao processo de aprendizagem dos alunos. Para isso, analisou-se a execução de duas aulas práticas distintas conduzidas nas turmas do nono ano acerca dos conteúdos “substâncias e misturas” e “propriedades da matéria”. Essas práticas pautavam-se na assimilação de conteúdos vistos anteriormente pelos estudantes em aulas tradicionais, de modo que estes pudessem fixar melhor os assuntos abordados, auxiliando na aprendizagem. Dividiu-se, então, a turma em grupos para que manipulassem o material disponibilizado em ambas as práticas, mediadas pelos licenciando através de problematizações sobre o conteúdo, possibilitando a integração entre a teoria abordada na escola e a realidade dos alunos. Todos os materiais utilizados foram de fácil acesso, dentre eles: sal, areia, água, óleo, álcool, açúcar etc. Além disso, essa metodologia favoreceu a autonomia dos estudantes, tornando-os protagonistas na construção do conhecimento. Majoritariamente, os professores ainda utilizam com frequência metodologias de ensino tradicionais que não conseguem despertar o interesse necessário dos alunos em suas aulas. Aprender de uma maneira alternativa é essencial na construção do conhecimento e possui impacto significativo no modo com a qual os estudantes veem os conteúdos abordados normalmente em sala de aula, sem que isso diminua a importância e seriedade desta metodologia de ensino. À face do exposto, é de suma importância ressaltar a importância do PIBID na nossa construção docente, de forma a moldar a nossa percepção sobre a educação e nos qualificar ainda mais para exercer a docência da melhor forma.