PIBID NA ESCOLA: IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96200 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2036 "inscrito_id" => 13225 "titulo" => "PIBID NA ESCOLA: IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho apresenta-se como um relato de experiência de quatro acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas decorrentes da vivência no Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (PIBID), edital 2022/2024, da Universidade Federal Delta do Parnaíba (UFDPAR), na Unidade Escolar Padre Raimundo José Vieira, em Parnaíba-PI, visando discutir a importância e notoriedade das aulas práticas de Ciências no ensino fundamental como método auxiliar ao processo de aprendizagem dos alunos. Para isso, analisou-se a execução de duas aulas práticas distintas conduzidas nas turmas do nono ano acerca dos conteúdos “substâncias e misturas” e “propriedades da matéria”. Essas práticas pautavam-se na assimilação de conteúdos vistos anteriormente pelos estudantes em aulas tradicionais, de modo que estes pudessem fixar melhor os assuntos abordados, auxiliando na aprendizagem. Dividiu-se, então, a turma em grupos para que manipulassem o material disponibilizado em ambas as práticas, mediadas pelos licenciando através de problematizações sobre o conteúdo, possibilitando a integração entre a teoria abordada na escola e a realidade dos alunos. Todos os materiais utilizados foram de fácil acesso, dentre eles: sal, areia, água, óleo, álcool, açúcar etc. Além disso, essa metodologia favoreceu a autonomia dos estudantes, tornando-os protagonistas na construção do conhecimento. Majoritariamente, os professores ainda utilizam com frequência metodologias de ensino tradicionais que não conseguem despertar o interesse necessário dos alunos em suas aulas. Aprender de uma maneira alternativa é essencial na construção do conhecimento e possui impacto significativo no modo com a qual os estudantes veem os conteúdos abordados normalmente em sala de aula, sem que isso diminua a importância e seriedade desta metodologia de ensino. À face do exposto, é de suma importância ressaltar a importância do PIBID na nossa construção docente, de forma a moldar a nossa percepção sobre a educação e nos qualificar ainda mais para exercer a docência da melhor forma." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13225_TB2036_17112023220844.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUEL MEIRELES" "autor_nome_curto" => "EMANUEL" "autor_email" => "emanuelmeireles31@gmail.c" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96200 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2036 "inscrito_id" => 13225 "titulo" => "PIBID NA ESCOLA: IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho apresenta-se como um relato de experiência de quatro acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas decorrentes da vivência no Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (PIBID), edital 2022/2024, da Universidade Federal Delta do Parnaíba (UFDPAR), na Unidade Escolar Padre Raimundo José Vieira, em Parnaíba-PI, visando discutir a importância e notoriedade das aulas práticas de Ciências no ensino fundamental como método auxiliar ao processo de aprendizagem dos alunos. Para isso, analisou-se a execução de duas aulas práticas distintas conduzidas nas turmas do nono ano acerca dos conteúdos “substâncias e misturas” e “propriedades da matéria”. Essas práticas pautavam-se na assimilação de conteúdos vistos anteriormente pelos estudantes em aulas tradicionais, de modo que estes pudessem fixar melhor os assuntos abordados, auxiliando na aprendizagem. Dividiu-se, então, a turma em grupos para que manipulassem o material disponibilizado em ambas as práticas, mediadas pelos licenciando através de problematizações sobre o conteúdo, possibilitando a integração entre a teoria abordada na escola e a realidade dos alunos. Todos os materiais utilizados foram de fácil acesso, dentre eles: sal, areia, água, óleo, álcool, açúcar etc. Além disso, essa metodologia favoreceu a autonomia dos estudantes, tornando-os protagonistas na construção do conhecimento. Majoritariamente, os professores ainda utilizam com frequência metodologias de ensino tradicionais que não conseguem despertar o interesse necessário dos alunos em suas aulas. Aprender de uma maneira alternativa é essencial na construção do conhecimento e possui impacto significativo no modo com a qual os estudantes veem os conteúdos abordados normalmente em sala de aula, sem que isso diminua a importância e seriedade desta metodologia de ensino. À face do exposto, é de suma importância ressaltar a importância do PIBID na nossa construção docente, de forma a moldar a nossa percepção sobre a educação e nos qualificar ainda mais para exercer a docência da melhor forma." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13225_TB2036_17112023220844.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUEL MEIRELES" "autor_nome_curto" => "EMANUEL" "autor_email" => "emanuelmeireles31@gmail.c" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }