A Surdocegueira como área de estudo e pesquisa caracteriza-se como campo recente, assim, os aspectos e conhecimentos que tangem os processos de ensino, aprendizagem e culturais da pessoa Surdocega, tornam-se um desafio acadêmico e profissional para professores e profissionais da educação. Deste modo, faz-se necessário reflexões de como o tema em recorte vem sendo abordado nos cursos de Licenciatura em Letras - Libras, de Universidades Federais brasileiras. Em vista disso, este trabalho objetivou a análise das matrizes curriculares dos referidos cursos, via websites institucionais, a fim de compreender suas relações com a temática Surdocegueira. A pesquisa, de caráter documental, visou os Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) de 27 cursos (4 EaD e 23 presenciais) de 26 universidades federais. Por meio de Checklist de elaboração própria, buscou-se nas matrizes curriculares e nos títulos dos componentes, os seguintes descritores: Surdocego; Surdocegueira e Libras Tátil. Com a sobreposição dos descritores nas matrizes, dentre os 27 cursos, apenas um constou em seu componente curricular uma disciplina, nomeada como Surdocegueira e a Escolarização, optativa, com carga-horárias 54h/a. Isto posto, os resultados indicam uma vulnerabilidade na formação de futuros professores da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, no que tange a Surdocegueira, seja em aspectos teóricos, seja na modalidade Tátil da língua (como primeira ou segunda língua - L1 ou L2, direcionada a Surdocegos ou a Surdos que estejam em transição para a Surdocegueira). Apesar da temática como campo recente, compreende-se a necessidade da criação de disciplinas voltadas para Surdocegueira, optativas ou obrigatórias, que devem ser inseridas nos PPCs nesses cursos. Sugere-se pesquisas complementares, que visem as ementas das matrizes dos referidos cursos, uma vez que, existe a possibilidade da Surdocegueira está contida nas disciplinas voltadas para a Educação Especial, diluída em sua complexidade.