SANTOS, Viviane Chagas et al.. Educação do campo e educação matemática: um elo possível. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95761>. Acesso em: 23/12/2024 02:57
Na modalidade de ensino da Educação do Campo (EC), faz-se necessário compreender as necessidades e particularidades da realidade local, bem como valorizar os saberes que os educandos trazem consigo, que foram produzidos culturalmente, para que se construa uma educação compromissada com a formação crítica e reflexiva dos sujeitos do Campo. Frente ao exposto, a presente pesquisa está sendo desenvolvida como trabalho de conclusão de curso e, para este texto, temos como objetivo investigar como ocorrem as práticas pedagógicas dos educadores de Matemática da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) que atuam em escolas do Campo. Como objetivos específicos, pretendemos analisar a EC no contexto escolar e identificar os conceitos matemáticos, relacionados à temática Grandezas e Medidas. Como aportes teóricos norteadores, serão utilizados estudos e documentos oficiais que contemplem a EC, a Educação Matemática e a Formação de Professores, sendo esses os temas centrais da discussão. A metodologia adotada, será a pesquisa qualitativa, com vistas para o fenômeno abordado, dessa forma, a produção dos dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observações de aulas dos educadores de Matemática da EPJAI e, por fim, analisados com base nas especificidades do objeto de pesquisa. Como principais resultados, percebe-se que os educadores têm a possibilidade de relacionar os conteúdos propostos na matriz curricular com o cotidiano dos educandos, principalmente aqueles que vivem no Campo, visto que em muitos momentos eles estão comparando, quantificando, medindo, relacionando, ou seja, utilizando conceitos matemáticos. Espera-se que os resultados contribuam para uma ampliação da discussão das características que atravessam a EC em diálogo com a Educação Matemática, por intermédio da articulação das práticas culturais e cotidianas com os saberes já existentes na comunidade, gerando assim, possibilidades de ressignificação do processo de ensino e aprendizagem, em especial, para os conteúdos de Grandezas e Medidas.