Os recifes de coral são ecossistemas marinhos complexos formados por estruturas calcárias construídas pelos mesmos, para que se protejam e se alimentem, abrigando organismos vivos, como algas, crustáceos, esponjas, moluscos e peixes. As águas rasas e claras oferecem condições ideais para que as algas simbiontes (zooxantelas) possam se desenvolver e proporcionar aos corais energia necessária para a sua sobrevivência, possuindo importância para a saúde dos oceanos, protegendo as margens e as praias do impacto das ondas e tempestades, além de fornecer habitat para uma grande variedade de espécies marinhas. No entanto, os recifes de coral estão em constante ameaça em todo o mundo, devido a fatores relacionados a pesca predatória, poluição, aquecimento global e aumento da acidez dos oceanos. Medidas de mitigação devem ser tomadas para conservar e proteger esses ecossistemas valiosos. A educação ambiental (EA) é fundamental nas escolas, universidades, organizações não governamentais (ONG´s) para a preservação e conscientização da sociedade acerca da importância desses ambientes, oferecendo ações que desempenhem um papel importante diante da conservação coralínea, para que se torne uma abordagem importante contida no espaço presente e futuro. O ensino de Ciências se torna uma fonte de compreensão, conhecimento e alternativa ativa para que o campo educacional e social busque meios para a preservação e conservação da biodiversidade marinha, contribuindo para o esclarecimento dos estudantes sobre a importância dos corais, seu habitat, ecossistema e ameaças que enfrentam, bem como a conscientização de medidas práticas para estratégias eficazes de maneira interdisciplinar, envolvendo diferentes áreas do conhecimento para que o aluno elabore uma visão ampla a respeito da temática. Com isso, é possível explorar o ensino das diferentes espécies coralíneas, sua anatomia, habitat e reprodução, ambos válidos para a sua biodiversidade e importância diante das populações locais, da educação socioambiental, da economia e impacto global.