Este trabalho discute a relevância do estágio supervisionado obrigatório e a profissionalização dos professores, a partir da relação entre a teoria e a prática, na fase inicial do estágio – caracterização escolar. O referencial teórico enfatiza a necessidade de romper o papel burocrático e/ou instrumental do estágio, colocando-o como necessário para articular a teoria e a prática, na formação inicial dos professores, bem como possibilitar a reflexão acerca das práticas dos profissionais da escola e do professor em sala de aula. A investigação utiliza para análise dos dados, a pesquisa qualitativa e quantitativa, constituindo-se dentro de um processo dialético de desenvolvimento do homem em seu meio social, possibilitando novas aprendizagens no âmbito da formação profissional através do estágio. Os procedimentos e instrumentos de coletas de dados, aplicados ao longo do plano de atividades, foram desenvolvidos em diferentes momentos, orientados pelo referencial teórico, documentos e roteiro de observação e caracterização da Escola Campo de Estágio, acrescidos de outras informações observadas e orientações institucionais. Sob essa perspectiva, verificou que a escola apresenta as condições adequadas para a oferta da educação de qualidade e para a prática do estágio, percebendose a ausência do Projeto Político Pedagógico na escola, consideramos contraditório, por se tratar de uma escola que implementado o currículo do novo ensino médio. Destacamos a relevância da atividade desenvolvida no estágio para a formação inicial do docente, conhecer o seu futuro local de trabalho e as particularidades da escola. No estágio há uma concepção do papel indissociável da teoria e prática, na atuação professor. Portanto, é importante conhecer o lócus de atuação do professor sob a orientação institucional, permitindo que a presença do estagiário, no âmbito escolar, estabeleça a ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos para o exercício de sua profissão e aperfeiçoamento de suas habilidades.