O processo de avaliação da aprendizagem é bastante debatido no meio acadêmico, porém poucas pesquisas são desenvolvidas na área. Visando garantir o pensamento crítico e reflexivo dos discentes, bem como o desenvolvimento de competências coerentes às novas exigências do mundo do trabalho, se faz necessária a elaboração de uma avaliação que possa contribuir para uma aprendizagem mais significativa. Assim, este trabalho objetiva relatar a experiência da construção da prova colegiada em módulos comuns aos primeiros semestres de oito cursos do CCS de uma universidade particular em Fortaleza, Ceará. Utilizando os objetivos do projeto e plano de ensino como norteadores dessa construção, foi produzido um instrumento dividido em objetivo de aprendizagem, tipo de questão e professor responsável. Após a inserção das questões foi realizada uma oficina coletiva com os professores elaboradores a fim de verificar se as mesmas atenderam às competências a serem atingidas. Esse processo resultou em uma matriz avaliativa padronizada, composta por um banco de questões a serem distribuídas em diversos modelos e capaz de integrar os conteúdos de maneira interprofissional, aproximando os discentes de situações cotidianas inserindo-os como sujeitos ativos no processo de avaliação. Dessa maneira, a construção da prova colegiada permitiu fortalecer o processo de aprendizagem e o trabalho em equipe dentro de um currículo integrado.