A CONSTRUÇÃO DA PROVA COLEGIADA COMO ESTRATÉGIA PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97758 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4148 "inscrito_id" => 8988 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA PROVA COLEGIADA COMO ESTRATÉGIA PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O processo de avaliação da aprendizagem é bastante debatido no meio acadêmico, porém poucas pesquisas são desenvolvidas na área. Visando garantir o pensamento crítico e reflexivo dos discentes, bem como o desenvolvimento de competências coerentes às novas exigências do mundo do trabalho, se faz necessária a elaboração de uma avaliação que possa contribuir para uma aprendizagem mais significativa. Assim, este trabalho objetiva relatar a experiência da construção da prova colegiada em módulos comuns aos primeiros semestres de oito cursos do CCS de uma universidade particular em Fortaleza, Ceará. Utilizando os objetivos do projeto e plano de ensino como norteadores dessa construção, foi produzido um instrumento dividido em objetivo de aprendizagem, tipo de questão e professor responsável. Após a inserção das questões foi realizada uma oficina coletiva com os professores elaboradores a fim de verificar se as mesmas atenderam às competências a serem atingidas. Esse processo resultou em uma matriz avaliativa padronizada, composta por um banco de questões a serem distribuídas em diversos modelos e capaz de integrar os conteúdos de maneira interprofissional, aproximando os discentes de situações cotidianas inserindo-os como sujeitos ativos no processo de avaliação. Dessa maneira, a construção da prova colegiada permitiu fortalecer o processo de aprendizagem e o trabalho em equipe dentro de um currículo integrado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8988_TB4148_10122023101021.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA MORAIS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA MORAIS" "autor_email" => "nataliaandrade@unifor.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97758 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4148 "inscrito_id" => 8988 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA PROVA COLEGIADA COMO ESTRATÉGIA PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O processo de avaliação da aprendizagem é bastante debatido no meio acadêmico, porém poucas pesquisas são desenvolvidas na área. Visando garantir o pensamento crítico e reflexivo dos discentes, bem como o desenvolvimento de competências coerentes às novas exigências do mundo do trabalho, se faz necessária a elaboração de uma avaliação que possa contribuir para uma aprendizagem mais significativa. Assim, este trabalho objetiva relatar a experiência da construção da prova colegiada em módulos comuns aos primeiros semestres de oito cursos do CCS de uma universidade particular em Fortaleza, Ceará. Utilizando os objetivos do projeto e plano de ensino como norteadores dessa construção, foi produzido um instrumento dividido em objetivo de aprendizagem, tipo de questão e professor responsável. Após a inserção das questões foi realizada uma oficina coletiva com os professores elaboradores a fim de verificar se as mesmas atenderam às competências a serem atingidas. Esse processo resultou em uma matriz avaliativa padronizada, composta por um banco de questões a serem distribuídas em diversos modelos e capaz de integrar os conteúdos de maneira interprofissional, aproximando os discentes de situações cotidianas inserindo-os como sujeitos ativos no processo de avaliação. Dessa maneira, a construção da prova colegiada permitiu fortalecer o processo de aprendizagem e o trabalho em equipe dentro de um currículo integrado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8988_TB4148_10122023101021.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA MORAIS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA MORAIS" "autor_email" => "nataliaandrade@unifor.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }