Em um contexto de debates e inquietudes acerca do processo de ensino-aprendizagem no nível médio, reflexões significativas à instrução de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ganham destaque. Diante disso, este relato de experiência refere-se ao projeto de ensino “Argumentação na Redação do ENEM” desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Cajazeiras, destinado aos alunos do 2° ano dos cursos técnicos integrados da instituição, no ano de 2022, cujo objetivo tangia o aperfeiçoamento do pensamento argumentativo e da produção textual solicitada no ENEM para que os discentes chegassem no 3° ano com uma base sólida desses conhecimentos. Como embasamento teórico foram utilizados autores como Marcuschi (2008), Ferreira (2019), entre outros, a fim de fundamentar o ensino na perspectiva dos gêneros textuais e escrita situada no contexto do Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, este trabalho enquadra-se no método descritivo, uma vez que procura descrever o desenvolvimento do percurso do trabalho junto aos alunos secundaristas. Alicerçado nisso e diante da descrição das atividades desenvolvidas, inferimos que o emprego de Metodologias de Aprendizagem Ativa (Pereira; Souza; Mendes, 2019), no trajeto da construção do texto dissertativo-argumentativo, pôde propiciar aos estudantes uma maior segurança e melhorias significativas na produção de redações e no tempo destinado à escrita deste gênero textual.