A presente pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo de caso de um estudante com esclerose lateral amiotrófica, matriculado no ensino superior, no curso de engenharia civil de uma instituição pública federal. No referencial teórico, trazemos conceitos e reflexões relacionados à inclusão, acessibilidade, deficiência na perspectiva social, Atendimento Educacional Especializado - AEE e tecnologias assistivas. Os textos de campo para o estudo de caso foram compostos a partir de registros do acompanhamento do estudante no AEE e em alguns momentos em sala de aula, realizados por profissional especializado. Esses registros foram organizados em categorias e analisados, conforme os princípios da análise de conteúdo. Como resultados do estudo, destacamos: a importância da elaboração do plano de AEE e do plano de acessibilidade em componentes curriculares, adoção de estratégias de acessibilidade por parte dos docentes, importância do trabalho colaborativo entre docentes de áreas específicas e docente de AEE, a relevância das tecnologias assistivas como recursos que ampliam a possibilidade de participação e autonomia do estudante no processo de construção de conhecimentos. Embora sejam muitos os resultados positivos, destacamos alguns desafios que ainda enfrentamos e precisamos superar, como o capacitismo, a falta de profissional de apoio/cuidador na instituição de ensino, o fortalecimento da cultura de inclusão na instituição.