O presente artigo aborda as contribuições das metodologias ativas aplicadas no ensino do componente curricular “Meio ambiente e saúde em foco”, enfatizando o contexto histórico do Sistema Único de Saúde - SUS e seus Programas Sociais prestados à população brasileira. Com a inserção das novas disciplinas do Novo Ensino Médio, houve a necessidade de inovar o conhecimento na área da saúde, possibilitando à compreensão das finalidades, benefícios e dificuldades do tema em questão. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar o conhecimento dos estudantes acerca do SUS e os Programas Sociais desenvolvidos no Brasil, bem como despertar nos mesmos o interesse em compreender o universo da saúde através da dinâmica entre teoria e prática, utilizando as tecnologias digitais a seu favor. A pesquisa possuiu abordagem qualitativa, do tipo descritiva. O instrumento utilizado foi um questionário prévio considerado uma avaliação diagnóstica e em seguida, utilizou-se as metodologias ativas: vídeo de curta-metragem e quiz, abordando os conteúdos trabalhados nas aulas. A amostra foi constituída por estudantes da 2ª série do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual, da cidade de Humaitá/AM. Os resultados mostraram que os estudantes puderam conhecer as finalidades de cada serviço do SUS, as necessidades de se buscar o atendimento correto, evitando longas filas de espera, o bom andamento do atendimento do SUS, assim como os principais problemas enfrentados nesse sistema, tais como: a falta de estrutura (Hospitais, UBS, Pronto Socorro), as longas filas de espera, falta de medicamentos, de demanda e formação de profissionais especializados, dentre outros fatores. Portanto, podemos inferir que as metodologias ativas aplicadas no processo de ensino e aprendizagem serviram como conscientização ao estudante sobre os direitos adquiridos ao atendimento, ao serviço de qualidade entre outros. Enfim, espera-se que cada envolvido nesse processo tenha plena consciência do seu papel na sociedade.