Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PESQUISA COLABORATIVA E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTADO DA ARTE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99830
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6825
    "inscrito_id" => 20367
    "titulo" => "A PESQUISA COLABORATIVA E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTADO DA ARTE."
    "resumo" => "A pesquisa colaborativa e toda sua estrutura tem um importante potencial de melhorias para o desenvolvimento profissional na Educação Física Escolar (EFE). Este tipo de pesquisa implica na realização de processos de investigação desenvolvidos por grupos, com o propósito de compartilhamento de saberes que são produzidos pelos próprios autores envolvidos na pesquisa. Assim o objetivo desse estudo foi identificar através de um estado da arte, se a pesquisa colaborativa em Educação Física Escolar tem crescido no decorrer dos últimos anos e quais suas contribuições para a área. A pesquisa de abordagem qualitativa, foi desenvolvida metodologicamente como um estado da arte. Fizemos a busca em três plataformas: Google acadêmico, Scielo e CAPES. Foram identificados 33 artigos de pesquisa colaborativa em Educação Física, desenvolvidos entre os anos de 2017 a 2023. Os resultados indicam uma ampliação desta abordagem de pesquisa nos últimos anos. As temáticas principais propostas pelos trabalhos abordam: formação continuada, narrativas, percepção de professores e alunos sobre a EF, reflexão e saberes docentes. Os instrumentos de pesquisa que mais se destacaram nos estudos foram: notas dos diários de campo e diários reflexivos, questionários, entrevistas semiestruturadas, narrativas produzidas pelos professores-pesquisadores, documentos, materiais produzidos pelo público-alvo das pesquisas, observação participante, registro de áudio, vídeo e fotografia. Os resultados indicam que a pesquisa colaborativa para a Educação Física Escolar contribui de forma significativa para o desenvolvimento da docência e para ampliação das práticas pedagógicas, pois este tipo de pesquisa se constitui de práticas que facilitam, inovam e dão suporte para os docentes tanto da escola quanto da universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20367_TB6825_20062023212340.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIARA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "Naiara"
    "autor_email" => "npmesquita@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99830
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6825
    "inscrito_id" => 20367
    "titulo" => "A PESQUISA COLABORATIVA E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTADO DA ARTE."
    "resumo" => "A pesquisa colaborativa e toda sua estrutura tem um importante potencial de melhorias para o desenvolvimento profissional na Educação Física Escolar (EFE). Este tipo de pesquisa implica na realização de processos de investigação desenvolvidos por grupos, com o propósito de compartilhamento de saberes que são produzidos pelos próprios autores envolvidos na pesquisa. Assim o objetivo desse estudo foi identificar através de um estado da arte, se a pesquisa colaborativa em Educação Física Escolar tem crescido no decorrer dos últimos anos e quais suas contribuições para a área. A pesquisa de abordagem qualitativa, foi desenvolvida metodologicamente como um estado da arte. Fizemos a busca em três plataformas: Google acadêmico, Scielo e CAPES. Foram identificados 33 artigos de pesquisa colaborativa em Educação Física, desenvolvidos entre os anos de 2017 a 2023. Os resultados indicam uma ampliação desta abordagem de pesquisa nos últimos anos. As temáticas principais propostas pelos trabalhos abordam: formação continuada, narrativas, percepção de professores e alunos sobre a EF, reflexão e saberes docentes. Os instrumentos de pesquisa que mais se destacaram nos estudos foram: notas dos diários de campo e diários reflexivos, questionários, entrevistas semiestruturadas, narrativas produzidas pelos professores-pesquisadores, documentos, materiais produzidos pelo público-alvo das pesquisas, observação participante, registro de áudio, vídeo e fotografia. Os resultados indicam que a pesquisa colaborativa para a Educação Física Escolar contribui de forma significativa para o desenvolvimento da docência e para ampliação das práticas pedagógicas, pois este tipo de pesquisa se constitui de práticas que facilitam, inovam e dão suporte para os docentes tanto da escola quanto da universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20367_TB6825_20062023212340.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIARA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "Naiara"
    "autor_email" => "npmesquita@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pesquisa colaborativa e toda sua estrutura tem um importante potencial de melhorias para o desenvolvimento profissional na Educação Física Escolar (EFE). Este tipo de pesquisa implica na realização de processos de investigação desenvolvidos por grupos, com o propósito de compartilhamento de saberes que são produzidos pelos próprios autores envolvidos na pesquisa. Assim o objetivo desse estudo foi identificar através de um estado da arte, se a pesquisa colaborativa em Educação Física Escolar tem crescido no decorrer dos últimos anos e quais suas contribuições para a área. A pesquisa de abordagem qualitativa, foi desenvolvida metodologicamente como um estado da arte. Fizemos a busca em três plataformas: Google acadêmico, Scielo e CAPES. Foram identificados 33 artigos de pesquisa colaborativa em Educação Física, desenvolvidos entre os anos de 2017 a 2023. Os resultados indicam uma ampliação desta abordagem de pesquisa nos últimos anos. As temáticas principais propostas pelos trabalhos abordam: formação continuada, narrativas, percepção de professores e alunos sobre a EF, reflexão e saberes docentes. Os instrumentos de pesquisa que mais se destacaram nos estudos foram: notas dos diários de campo e diários reflexivos, questionários, entrevistas semiestruturadas, narrativas produzidas pelos professores-pesquisadores, documentos, materiais produzidos pelo público-alvo das pesquisas, observação participante, registro de áudio, vídeo e fotografia. Os resultados indicam que a pesquisa colaborativa para a Educação Física Escolar contribui de forma significativa para o desenvolvimento da docência e para ampliação das práticas pedagógicas, pois este tipo de pesquisa se constitui de práticas que facilitam, inovam e dão suporte para os docentes tanto da escola quanto da universidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.