A pesquisa colaborativa e toda sua estrutura tem um importante potencial de melhorias para o desenvolvimento profissional na Educação Física Escolar (EFE). Este tipo de pesquisa implica na realização de processos de investigação desenvolvidos por grupos, com o propósito de compartilhamento de saberes que são produzidos pelos próprios autores envolvidos na pesquisa. Assim o objetivo desse estudo foi identificar através de um estado da arte, se a pesquisa colaborativa em Educação Física Escolar tem crescido no decorrer dos últimos anos e quais suas contribuições para a área. A pesquisa de abordagem qualitativa, foi desenvolvida metodologicamente como um estado da arte. Fizemos a busca em três plataformas: Google acadêmico, Scielo e CAPES. Foram identificados 33 artigos de pesquisa colaborativa em Educação Física, desenvolvidos entre os anos de 2017 a 2023. Os resultados indicam uma ampliação desta abordagem de pesquisa nos últimos anos. As temáticas principais propostas pelos trabalhos abordam: formação continuada, narrativas, percepção de professores e alunos sobre a EF, reflexão e saberes docentes. Os instrumentos de pesquisa que mais se destacaram nos estudos foram: notas dos diários de campo e diários reflexivos, questionários, entrevistas semiestruturadas, narrativas produzidas pelos professores-pesquisadores, documentos, materiais produzidos pelo público-alvo das pesquisas, observação participante, registro de áudio, vídeo e fotografia. Os resultados indicam que a pesquisa colaborativa para a Educação Física Escolar contribui de forma significativa para o desenvolvimento da docência e para ampliação das práticas pedagógicas, pois este tipo de pesquisa se constitui de práticas que facilitam, inovam e dão suporte para os docentes tanto da escola quanto da universidade.