A busca por novas estratégias didáticas e inovadoras na educação, vem se fortalecendo nas formações iniciais, continuadas e ampliando suas reflexões na comunidade científica. O processo de ensino e aprendizagem é importante para preparar os estudantes para vida cotidiana, tornando-os sujeitos autônomos, reflexivos, críticos e capazes de contribuir ativamente na sociedade. O ato de aprender está diretamente relacionada com os avanços das sociedades, através do contexto temporal social, econômico, cultural e político, perpassando por dimensões emotivas, psicomotoras e cognitivas. No ensino de química, torna-se um papel desafiador para estudantes do ensino médio, pois, em suas vivências tiveram experiências e construções sociais que a disciplina é difícil, decoração de fórmulas, equações, regras, teorias e leis. Então, a busca de novas metodologias que ressignifique essas concepções é importante para que o estudante se torne ativo e comece fazer sentido no que se aprende. Uma das estratégias discutida nesse artigo é a abordagem lúdica, especificamente, o uso paródias durante o processo de aprendizagem. O objetivo é mostrar o uso de paródias como uma estratégia didática no ensino de Química orgânica, focando na socialização e aprendizagem dos alunos. Para isso, recorreu-se as referências bibliográficas e uma pesquisa de campo. O público da pesquisa foi uma turma de 3° série do ensino médio com 30 estudantes, onde, foram divididos em quatro grupos ficando responsáveis de criar paródias com o tema sobre classificação carbônica e hidrocarbonetos. Foram analisados a criação e interação dos estudantes na construção das paródias, melodia e utilização de conceitos químicos na letra. Após criação, houve a socialização das paródias, mostrando-se como uma estratégia eficaz para promover a motivação dos estudantes, ressignificando o ensino de química. Nesse contexto, as paródias surgem como uma alternativa criativa e eficaz para socializar os alunos durante as aulas, promovendo uma maior interação, engajamento e compreensão dos conteúdos.