O PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Figuras) é um sistema que facilita a comunicação e compreensão das crianças autistas por meio da associação de atividades e símbolos, este, ressalta formas alternativas de ensino que podem estimular a comunicação da criança, criando novas oportunidades de aprendizagem. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento da plataforma “Autism Mind”, que visa auxiliar professores na educação de alunos diagnosticados com TEA (Transtorno de Espectro Autista). Inicialmente foram aplicados questionários semi-estruturados, com os professores que possuíam alunos diagnosticados com TEA na rede municipal de ensino de Mogeiro-PB. Inicialmente os alunos realizaram questionários semi-estruturados com os professores da rede municipal com o intuito de compreender as dificuldades de ensino e aprendizagem enfrentadas pelos alunos. As análises revelaram dentre as principais dificuldades apontadas pelos professores: “Falta de tempo” “Dificuldade de dinamização das atividades” “Falta de formação profissional”. Com base nestes resultados a plataforma “Autism Mind”, foi desenvolvida para facilitar o processo de criação de atividades dinâmicas e adaptadas às necessidades do aluno. A Autism Mind possibilita ao professor anexar imagens e sons às atividades, deixando-as mais claras e abrangentes às dificuldades dos alunos. Com a plataforma, os professores criam planos de estudos e podem compartilhar a metodologia aplicada com outros professores, tornando-as mais acessíveis. A implementação da plataforma resultou em melhorias significativas no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando um método de ensino mais eficiente e eficaz. Além disso, foi observada a redução das barreiras enfrentadas pelos professores no ensino de alunos com TEA, permitindo uma maior inclusão e aprendizado para esse grupo específico. Segundo relatos dos docentes, houve um aumento do engajamento e interesse dos alunos durante as aulas, o que evidencia a eficácia da plataforma como uma ferramenta pedagógica enriquecedora e inspiradora.