As atividades lúdicas são consideradas a melhor estratégia que pode ser desenvolvida por educadores na construção do processo de ensino-aprendizagem, cuja finalidade é possibilitar aos alunos surdos a construção do seu conhecimento e desenvolvimento da sua inteligência. O lúdico entra neste contexto, por ser um dos recursos de aprendizagem na qual facilita a atuação do aluno surdo na construção de significados, sobre o aprendizado dos conteúdos. O objetivo foi analisar a importância do lúdico para educandos com surdez. Diante desses desafios o educador precisa a cada dia inovar suas práticas lúdicas em sala, usando metodologias diversificadas e que sejam bem atrativas para assim conseguir chamar a atenção dos educandos e diante desse planejamento fazer com que o aluno se interesse pela aula se desligando um pouco do mundo virtual e tendo o desenvolvimento necessário para atingir as habilidades propostas para a educação infantil. Neste sentido as atividades lúdicas podem ser criadas partindo de diversas formas metodológicas, não apenas através de jogos, que do ponto de vista do autor é importante, mas na maneira como as atividades são realizadas, assim a aprendizagem tem que possuir caráter prazeroso, tornando possível que o alunado haja com espontaneidade, e contribua para as diversas dimensões: social, motivacional, cognitivo, afetivo, criativo e imaginativo. Conclui-se que o lúdico tem como função mediadora auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando uma aula mais atraente ao aluno surdo e tornando o aprendizado mais significativo, acreditando ainda que além de brincar a criança está aprendendo.