Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO FINANCEIRA X HISTÓRIA EM QUADRINHOS E CIENTIRINHAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NUMA ESCOLA REFERÊNCIA EM CASINHAS/PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99393
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6239
    "inscrito_id" => 5577
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA X HISTÓRIA EM QUADRINHOS E CIENTIRINHAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NUMA ESCOLA REFERÊNCIA EM CASINHAS/PE"
    "resumo" => "A educação, ao longo do tempo, vem passando por transformações e avanços, isso ocorre de acordo com as exigências e necessidades sociais, já que a escola é um reflexo da sociedade e tem como papel contribuir para formação integral e cidadã dos alunos. Sendo assim, a formação desses estudantes deve ter como finalidade torná-los participativos e críticos na sua vivência em sociedade, bem como desenvolver habilidades além das intelectuais. Esse artigo é resultado do trabalho interdisciplinar desenvolvido entre duas disciplinas eletivas, ministradas no 1º ano do ensino médio, nas áreas de Matemática e Português, nomeadas respectivamente, “Consumo na medida” e “História em quadrinhos e cientirinhas”. Esta, visava apresentar a estrutura composicional e as características do gênero Histórias em Quadrinhos (HQs), utilizar esse gênero para desenvolver a leitura e a oralidade do aluno e também trabalhar conteúdos diversos de diferentes ciências dentro de sala de aula, para estimular a criatividade e a capacidade de produzir HQs abordando diferentes áreas. Aquela teve como foco desenvolver nos alunos um olhar crítico sobre a educação financeira, o consumo consciente, e também sobre conceitos da matemática financeira referente a investimentos e gastos. Nossa proposta foi baseada em documentos oficiais, tais como a LDB, os parâmetros curriculares nacionais e o currículo de Pernambuco do Ensino Médio, para relacionar a mesma temática nas duas disciplinas eletivas, a fim de proporcionar uma relação interdisciplinar em duas áreas que por muitas vezes são colocadas em dois extremos. Por meio desse trabalho colaborativo, foi possível movimentar os alunos e fazer com que eles pudessem adquirir e trocar saberes entre as duas áreas. Conseguimos, então resultados positivos, os quais os estudantes além de produzirem HQs, gráficos e outros materiais em suas turmas, realizaram a culminância e compartilharam o que aprenderam com as outras turmas da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5577_TB6239_20112023212728.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA DE ANDRADE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "Andréa Moura"
    "autor_email" => "andreaamuepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99393
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6239
    "inscrito_id" => 5577
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA X HISTÓRIA EM QUADRINHOS E CIENTIRINHAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NUMA ESCOLA REFERÊNCIA EM CASINHAS/PE"
    "resumo" => "A educação, ao longo do tempo, vem passando por transformações e avanços, isso ocorre de acordo com as exigências e necessidades sociais, já que a escola é um reflexo da sociedade e tem como papel contribuir para formação integral e cidadã dos alunos. Sendo assim, a formação desses estudantes deve ter como finalidade torná-los participativos e críticos na sua vivência em sociedade, bem como desenvolver habilidades além das intelectuais. Esse artigo é resultado do trabalho interdisciplinar desenvolvido entre duas disciplinas eletivas, ministradas no 1º ano do ensino médio, nas áreas de Matemática e Português, nomeadas respectivamente, “Consumo na medida” e “História em quadrinhos e cientirinhas”. Esta, visava apresentar a estrutura composicional e as características do gênero Histórias em Quadrinhos (HQs), utilizar esse gênero para desenvolver a leitura e a oralidade do aluno e também trabalhar conteúdos diversos de diferentes ciências dentro de sala de aula, para estimular a criatividade e a capacidade de produzir HQs abordando diferentes áreas. Aquela teve como foco desenvolver nos alunos um olhar crítico sobre a educação financeira, o consumo consciente, e também sobre conceitos da matemática financeira referente a investimentos e gastos. Nossa proposta foi baseada em documentos oficiais, tais como a LDB, os parâmetros curriculares nacionais e o currículo de Pernambuco do Ensino Médio, para relacionar a mesma temática nas duas disciplinas eletivas, a fim de proporcionar uma relação interdisciplinar em duas áreas que por muitas vezes são colocadas em dois extremos. Por meio desse trabalho colaborativo, foi possível movimentar os alunos e fazer com que eles pudessem adquirir e trocar saberes entre as duas áreas. Conseguimos, então resultados positivos, os quais os estudantes além de produzirem HQs, gráficos e outros materiais em suas turmas, realizaram a culminância e compartilharam o que aprenderam com as outras turmas da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5577_TB6239_20112023212728.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA DE ANDRADE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "Andréa Moura"
    "autor_email" => "andreaamuepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A educação, ao longo do tempo, vem passando por transformações e avanços, isso ocorre de acordo com as exigências e necessidades sociais, já que a escola é um reflexo da sociedade e tem como papel contribuir para formação integral e cidadã dos alunos. Sendo assim, a formação desses estudantes deve ter como finalidade torná-los participativos e críticos na sua vivência em sociedade, bem como desenvolver habilidades além das intelectuais. Esse artigo é resultado do trabalho interdisciplinar desenvolvido entre duas disciplinas eletivas, ministradas no 1º ano do ensino médio, nas áreas de Matemática e Português, nomeadas respectivamente, “Consumo na medida” e “História em quadrinhos e cientirinhas”. Esta, visava apresentar a estrutura composicional e as características do gênero Histórias em Quadrinhos (HQs), utilizar esse gênero para desenvolver a leitura e a oralidade do aluno e também trabalhar conteúdos diversos de diferentes ciências dentro de sala de aula, para estimular a criatividade e a capacidade de produzir HQs abordando diferentes áreas. Aquela teve como foco desenvolver nos alunos um olhar crítico sobre a educação financeira, o consumo consciente, e também sobre conceitos da matemática financeira referente a investimentos e gastos. Nossa proposta foi baseada em documentos oficiais, tais como a LDB, os parâmetros curriculares nacionais e o currículo de Pernambuco do Ensino Médio, para relacionar a mesma temática nas duas disciplinas eletivas, a fim de proporcionar uma relação interdisciplinar em duas áreas que por muitas vezes são colocadas em dois extremos. Por meio desse trabalho colaborativo, foi possível movimentar os alunos e fazer com que eles pudessem adquirir e trocar saberes entre as duas áreas. Conseguimos, então resultados positivos, os quais os estudantes além de produzirem HQs, gráficos e outros materiais em suas turmas, realizaram a culminância e compartilharam o que aprenderam com as outras turmas da escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.