O presente trabalho emerge da necessidade de registrar relato acerca da exitosa experiência de iniciaçãocientífica com estudantes da Etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental e das Fases III e IV da Educação de Jovens e Adultos – EJA – da Rede Municipal de Ensino do Paudalho – PE por meio da vivência do Programa de Iniciação Científica Municipal – PICM. Nessa iniciativa, buscamos estimular a vocação científica dos estudantes e envolvê-los em atividades de pesquisa científica e tecnológica, com o intuito de desenvolver o seu pensamento científico, tecnológico e artístico-cultural. Os resultados obtidos têm demonstrado uma significativa melhoria nos processos de ensino e aprendizagem, além da criação de um ambiente propício para o desenvolvimento do letramento científico dos participantes no âmbito das Escolas Municipais. Utilizamos, para tanto, a abordagem da pesquisa-ação, ao combinarmos a investigação científica com a ação prática, visando a geração de conhecimento e a promoção de mudanças efetivas nas situações ou contextos estudados. Os desdobramentos do PICM nos revelam diversas transformações, desde mudanças de postura dos estudantes em relação ao ambiente escolar até o desenvolvimento do senso crítico e da pesquisa científica como parte integrante de seu cotidiano. Nesse cômpito, temos constatado que a pesquisa não se limita apenas à produção de conhecimento, mas também envolve a interação com outras pessoas, pois aqueles que pesquisam têm algo a comunicar, enquanto aqueles que não pesquisam apenas reproduzem ou recebem o conhecimento dos outros. Portanto, o ensino e a pesquisa estão interligados (DEMO, 2006). Além disso, entendemos que o processo de pesquisa começa com questionamentos, dúvidas ou o problema a ser solucionado (MORAES, GALIAZZI E RAMOS, 2012). Nesse sentido, destacamos os impactos dos trabalhos realizados pelos estudantes, tanto na comunidade escolar quanto em seus espaços sociais.