Este artigo é um relato de experiência da oficina de impressão 3D realizada pelo projeto de extensão Mermãs Digitais, parceiro do Programa Nacional Meninas Digitais. O objetivo do artigo é auxiliar projetos que busquem incentivar a participação feminina nas áreas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) através do relato detalhado da experiência e da apresentação dos resultados obtidos, bem como de suas considerações. A abordagem utilizada neste estudo busca ensinar conceitos básicos sobre a utilização e funcionamento da impressão 3D de maneira dinâmica e interativa para alunas do ensino médio da rede pública de ensino na cidade de Imperatriz, Maranhão, com o intuito de estimular a curiosidade e aprendizado das alunas sobre essa tecnologia inovadora e, assim, contribua para uma maior igualdade de gênero e diversidade nas áreas de STEAM. Para introduzir as meninas nessa área, a oficina contou com a apresentação dos conceitos sobre impressão e modelagem 3D, seguida de sua aplicação prática, utilizando uma ferramenta gratuita de modelagem 3D, o Tinkercad, e uma visita guiada ao Museu Maker da Fábrica de Inovação do Instituto Federal do Maranhão, Campus Imperatriz. Como resultado, foi constatado o interesse das alunas pelo aprendizado, principalmente em relação à motivação e engajamento das mesmas nas atividades desenvolvidas. Essa abordagem de conteúdos tecnológicos, como impressão 3D, em sala de aula tem potencial para estimular e engajar os alunos no universo da tecnologia ao promover a criatividade e curiosidade.