Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA DE IMPRESSÃO 3D: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO MERMÃS DIGITAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95001
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 489
    "inscrito_id" => 6609
    "titulo" => "OFICINA DE IMPRESSÃO 3D: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO MERMÃS DIGITAIS"
    "resumo" => "Este artigo é um relato de experiência da oficina de impressão 3D realizada pelo projeto de extensão Mermãs Digitais, parceiro do Programa Nacional Meninas Digitais. O objetivo do artigo é auxiliar projetos que busquem incentivar a participação feminina nas áreas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) através do relato detalhado da experiência e da apresentação dos resultados obtidos, bem como de suas considerações. A abordagem utilizada neste estudo busca ensinar conceitos básicos sobre a utilização e funcionamento da impressão 3D de maneira dinâmica e interativa para alunas do ensino médio da rede pública de ensino na cidade de Imperatriz, Maranhão, com o intuito de estimular a curiosidade e aprendizado das alunas sobre essa tecnologia inovadora e, assim, contribua para uma maior igualdade de gênero e diversidade nas áreas de STEAM. Para introduzir as meninas nessa área, a oficina contou com a apresentação dos conceitos sobre impressão e modelagem 3D,\u{A0} seguida de sua aplicação prática, utilizando uma ferramenta gratuita de modelagem 3D, o Tinkercad, e uma visita guiada ao Museu Maker da Fábrica de Inovação do Instituto Federal do Maranhão, Campus Imperatriz. Como resultado, foi constatado o interesse das alunas pelo aprendizado, principalmente em relação à motivação e engajamento das mesmas nas atividades desenvolvidas. Essa abordagem de conteúdos tecnológicos, como impressão 3D, em sala de aula tem potencial para estimular e engajar os alunos no universo da tecnologia ao promover a criatividade e curiosidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID6609_TB489_24042023232516.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAILLA GALENO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Lailla Galeno"
    "autor_email" => "laillagalenoitz@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95001
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 489
    "inscrito_id" => 6609
    "titulo" => "OFICINA DE IMPRESSÃO 3D: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO MERMÃS DIGITAIS"
    "resumo" => "Este artigo é um relato de experiência da oficina de impressão 3D realizada pelo projeto de extensão Mermãs Digitais, parceiro do Programa Nacional Meninas Digitais. O objetivo do artigo é auxiliar projetos que busquem incentivar a participação feminina nas áreas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) através do relato detalhado da experiência e da apresentação dos resultados obtidos, bem como de suas considerações. A abordagem utilizada neste estudo busca ensinar conceitos básicos sobre a utilização e funcionamento da impressão 3D de maneira dinâmica e interativa para alunas do ensino médio da rede pública de ensino na cidade de Imperatriz, Maranhão, com o intuito de estimular a curiosidade e aprendizado das alunas sobre essa tecnologia inovadora e, assim, contribua para uma maior igualdade de gênero e diversidade nas áreas de STEAM. Para introduzir as meninas nessa área, a oficina contou com a apresentação dos conceitos sobre impressão e modelagem 3D,\u{A0} seguida de sua aplicação prática, utilizando uma ferramenta gratuita de modelagem 3D, o Tinkercad, e uma visita guiada ao Museu Maker da Fábrica de Inovação do Instituto Federal do Maranhão, Campus Imperatriz. Como resultado, foi constatado o interesse das alunas pelo aprendizado, principalmente em relação à motivação e engajamento das mesmas nas atividades desenvolvidas. Essa abordagem de conteúdos tecnológicos, como impressão 3D, em sala de aula tem potencial para estimular e engajar os alunos no universo da tecnologia ao promover a criatividade e curiosidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID6609_TB489_24042023232516.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAILLA GALENO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Lailla Galeno"
    "autor_email" => "laillagalenoitz@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo é um relato de experiência da oficina de impressão 3D realizada pelo projeto de extensão Mermãs Digitais, parceiro do Programa Nacional Meninas Digitais. O objetivo do artigo é auxiliar projetos que busquem incentivar a participação feminina nas áreas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) através do relato detalhado da experiência e da apresentação dos resultados obtidos, bem como de suas considerações. A abordagem utilizada neste estudo busca ensinar conceitos básicos sobre a utilização e funcionamento da impressão 3D de maneira dinâmica e interativa para alunas do ensino médio da rede pública de ensino na cidade de Imperatriz, Maranhão, com o intuito de estimular a curiosidade e aprendizado das alunas sobre essa tecnologia inovadora e, assim, contribua para uma maior igualdade de gênero e diversidade nas áreas de STEAM. Para introduzir as meninas nessa área, a oficina contou com a apresentação dos conceitos sobre impressão e modelagem 3D,  seguida de sua aplicação prática, utilizando uma ferramenta gratuita de modelagem 3D, o Tinkercad, e uma visita guiada ao Museu Maker da Fábrica de Inovação do Instituto Federal do Maranhão, Campus Imperatriz. Como resultado, foi constatado o interesse das alunas pelo aprendizado, principalmente em relação à motivação e engajamento das mesmas nas atividades desenvolvidas. Essa abordagem de conteúdos tecnológicos, como impressão 3D, em sala de aula tem potencial para estimular e engajar os alunos no universo da tecnologia ao promover a criatividade e curiosidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.