O presente artigo é baseado no estudo descritivo realizado a partir de experiências adquiridas ao longo das atividades do Programa Residência Pedagógica, do curso de Pedagogia – UFCG/CFP, que foram desenvolvidas na escola Costa e Silva, além da observação das aulas da professora ministrante do 2º ano e intervenções feitas com mediações dos assuntos estudados. A metodologia da pesquisa apresentada é de base qualitativa com cunho bibliográfico, baseada em leituras de artigos e na experiência obtida através das atividades ministradas em sala de aula, por via das plataformas do Google Meet e WhatsApp. Todo esse processo foi associado as práticas de estágio. Resultados: O conhecimento que é adquirido nas aulas práticas, proporciona aos estudantes de graduação, vivências significativas fazendo com que estes possam conhecer o ambiente o qual serão inseridos. Dessa forma almeja-se trazer reflexões a partir de pontos de vistas dos autores sobre a relação entre o ato de ler e as habilidades cognitivas, que são conhecidas ao estudar a estrutura do cérebro humano, para tornar os conteúdos mais dinâmicos, fazendo-os absorver o que lhes está sendo ensinado, e relacionando-os as práticas cotidianas.