Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada no âmbito do PIBIC do IFPE, cujo plano de atividades intitulado: Os impactos das reformas curriculares na organização do trabalho pedagógico na sala de aula: compreensões de professores de geografia da educação básica, objetivou investigar as compreensões de professores de geografia da educação básica sobre os impactos das reformas curriculares, na organização do trabalho pedagógico na sala de aula, a partir da implementação em 2022 do Novo Ensino Médio, e da Base Nacional Comum Curricular. Como referencial teórico, nos ancoramos em autores que discutem as políticas educacionais no período de redemocratização; às reformas curriculares no período de 1990 até os anos 2000; os interesses do mercado na educação no governo Temer; a Reforma do Ensino Médio, os 20 anos de reformas educacionais e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação; a reforma curricular do Ensino Médio e a BNCC e as razões políticas da reforma do Ensino Médio e a BNCC. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou o questionário junto a três professores de geografia de uma escola estadual de ensino médio regular no município de Águas Belas em Pernambuco, que estão atuando desde 2022 no Novo Ensino Médio alterado de acordo com a Lei n° 13.415/2017, estabelecendo uma ampliação da carga horária e uma nova organização curricular. A análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo categorial temática. Diante disso, foi possível observar as diferentes concepções apontadas pelos professores que estão vivenciando essa transição do novo modelo de ensino, e apontar as suas principais perspectivas sobre os impactos das reformas curriculares no seu cotidiano.