Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA FORMATIVA E SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96230
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2078
    "inscrito_id" => 4049
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA FORMATIVA E SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "O presente estudo justifica-se pela necessidade de trazer a lume práticas de professores de Matemática que lecionam nos anos finais do Ensino Fundamental, embasada nas leis 9394/96 e suas atualizações, bem como na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com abordagem qualitativa e viés no estudo de caso, tem como objetivos propor uma reflexão acerca da Avaliação da Aprendizagem além de compreender as concepções de docentes de Matemática atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública de ensino no município de Estância/SE. No tocante aos procedimentos teórico-metodológicos foi utilizado o instrumento de geração de dados, Balanço do saber, criado por Bernard Charlot (1996), no qual os três professores participantes da pesquisa, contaram através de narrativas escritas suas memórias, descreveram fatos de sua vida estudantil que deixaram marcas tanto pessoal, como profissional Para a análise dos dados gerados, foi usada a técnica de análise do conteúdo sob a ótica de Laurence Bardin (2016). Para fundamentar teoricamente esta pesquisa foram utilizados autores que discutem Avaliação da Aprendizagem e Avaliação da aprendizagem Matemática, a exemplo, Hoffman (2009), Luckesi (2008), (2011), Buriasco(2008), D’Ambrósio (1993), Fiorentini (1995), Samishima (2008), Zabala (1998) dentre outros. Ao final da investigação, constatamos que a prática avaliativa traz fortes indícios de uma educação tradicional em que o professor é o transmissor de conhecimento e o aluno precisa reproduzir o que foi visto em sala de aula, é preciso mudar esta mentalidade e permitir um aluno protagonista em sua aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4049_TB2078_02102023164956.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CYNTHIA DA SILVA ANDERSON"
    "autor_nome_curto" => "Cynthia da Silv"
    "autor_email" => "cyndanderson@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96230
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2078
    "inscrito_id" => 4049
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA FORMATIVA E SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "O presente estudo justifica-se pela necessidade de trazer a lume práticas de professores de Matemática que lecionam nos anos finais do Ensino Fundamental, embasada nas leis 9394/96 e suas atualizações, bem como na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com abordagem qualitativa e viés no estudo de caso, tem como objetivos propor uma reflexão acerca da Avaliação da Aprendizagem além de compreender as concepções de docentes de Matemática atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública de ensino no município de Estância/SE. No tocante aos procedimentos teórico-metodológicos foi utilizado o instrumento de geração de dados, Balanço do saber, criado por Bernard Charlot (1996), no qual os três professores participantes da pesquisa, contaram através de narrativas escritas suas memórias, descreveram fatos de sua vida estudantil que deixaram marcas tanto pessoal, como profissional Para a análise dos dados gerados, foi usada a técnica de análise do conteúdo sob a ótica de Laurence Bardin (2016). Para fundamentar teoricamente esta pesquisa foram utilizados autores que discutem Avaliação da Aprendizagem e Avaliação da aprendizagem Matemática, a exemplo, Hoffman (2009), Luckesi (2008), (2011), Buriasco(2008), D’Ambrósio (1993), Fiorentini (1995), Samishima (2008), Zabala (1998) dentre outros. Ao final da investigação, constatamos que a prática avaliativa traz fortes indícios de uma educação tradicional em que o professor é o transmissor de conhecimento e o aluno precisa reproduzir o que foi visto em sala de aula, é preciso mudar esta mentalidade e permitir um aluno protagonista em sua aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4049_TB2078_02102023164956.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CYNTHIA DA SILVA ANDERSON"
    "autor_nome_curto" => "Cynthia da Silv"
    "autor_email" => "cyndanderson@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo justifica-se pela necessidade de trazer a lume práticas de professores de Matemática que lecionam nos anos finais do Ensino Fundamental, embasada nas leis 9394/96 e suas atualizações, bem como na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com abordagem qualitativa e viés no estudo de caso, tem como objetivos propor uma reflexão acerca da Avaliação da Aprendizagem além de compreender as concepções de docentes de Matemática atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública de ensino no município de Estância/SE. No tocante aos procedimentos teórico-metodológicos foi utilizado o instrumento de geração de dados, Balanço do saber, criado por Bernard Charlot (1996), no qual os três professores participantes da pesquisa, contaram através de narrativas escritas suas memórias, descreveram fatos de sua vida estudantil que deixaram marcas tanto pessoal, como profissional Para a análise dos dados gerados, foi usada a técnica de análise do conteúdo sob a ótica de Laurence Bardin (2016). Para fundamentar teoricamente esta pesquisa foram utilizados autores que discutem Avaliação da Aprendizagem e Avaliação da aprendizagem Matemática, a exemplo, Hoffman (2009), Luckesi (2008), (2011), Buriasco(2008), D’Ambrósio (1993), Fiorentini (1995), Samishima (2008), Zabala (1998) dentre outros. Ao final da investigação, constatamos que a prática avaliativa traz fortes indícios de uma educação tradicional em que o professor é o transmissor de conhecimento e o aluno precisa reproduzir o que foi visto em sala de aula, é preciso mudar esta mentalidade e permitir um aluno protagonista em sua aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.