Diante da inegável importância da Botânica para a compreensão da biodiversidade e sua relação direta com a sobrevivência humana, o presente estudo objetivou utilizar diferentes recursos didático-pedagógicos para o ensino de Botânica para alunos do ensino fundamental da Educação Básica como forma de diversificar a metodologia das aulas e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina. A pesquisa participante e de abordagem qualitativa foi realizada com 34 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, com idades entre 12 e 14 anos. Foram aplicados os recursos didático-pedagógicos: Texto de Divulgação Científica, aula expositiva e dialogada com uso de vídeos, jogo didático em um Jardim Sensorial e a produção de um mural de post-its. Os resultados apontam para a ocorrência de uma maior interação entre os discentes, maior autonomia durante as aulas, dinamicidade, motivação na realização das atividades e ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, acredita-se que recursos pedagógicos diversificados podem ser explorados para tornar o Ensino de Botânica mais significativo. Essas abordagens proporcionam vivências que estimulam a familiaridade com as plantas, além de promover reflexão sobre questões ambientais, despertando o interesse dos estudantes de forma engajada e consciente. Assim, é necessário investir em formação docente, atualização curricular e promoção de metodologias inovadoras que integrem o conhecimento científico com a realidade dos alunos. A valorização do Ensino de Ciências e Biologia, com ênfase na Botânica, contribui para a formação de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente, com o desenvolvimento sustentável e o avanço científico-tecnológico.