Propõe-se apresentar um relato de experiência acerca de atividades realizadas, por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na promoção de letramentos, para celebrar o dia da Consciência Negra, com alunos do nono ano de uma escola da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro. Como ponto de partida, foi utilizado o samba-enredo da escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense, do ano de 2015, “Axé, Nkenda – Um ritual de liberdade”; em seguida, foi exibido o documentário “Mandela, entre nós” (2018), com o objetivo de os estudantes conhecerem o mais importante líder da África Subsaariana, que dá nome às comunidades onde residem. Como atividade proposta, os alunos foram às ruas e vielas das comunidades Mandela I e Mandela II, no bairro de Manguinhos, a fim de apresentar os “Retratos do Mandela”: uma exposição de fotos composta por pessoas que fazem a diferença no local. Para a fundamentação teórica, foram utilizadas as obras de Rocha e Salvi (2017), no que se refere ao uso das TDIC em sala de aula; de Rojo (2009), para tratar de múltiplos letramentos na escola e inclusão social; de Cosson (2021), na abordagem do letramento literário e entre outros, como auxílio para a trabalhar Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e letramentos digital e literário.