O distanciamento social, desencadeado pela pandemia da COVID-19, provocou mudanças drásticas na estrutura educacional, econômica, política e cultural da sociedade. No âmbito educacional, lócus deste estudo, desencadearam-se movimentos que estabeleceram o distanciamento social e o desenvolvimento de aulas síncronas e assíncronas, visando dirimir lacunas na interação social entre a comunidade escolar. Com vistas a relativizar as problemáticas relacionadas a leitura e a escrita de textos constituídos de diferentes linguagens, em atividades curriculares dos alunos durante o isolamento social, desenvolvemos um projeto que objetivou aproximar as pessoas a partir da leitura de diversos veículos de comunicação como livros, artigos e revistas. A partir de uma revisão bibliográfica pautada em um relato de experiência, objetivamos apresentar a experiência do projeto Clube do Livro, desenvolvido com 76 alunos do ensino médio da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral de Campos Sales\CE. Enquanto aporte teórico, lançamos mão de autores relevantes para as discussões engendradas no campo educacional, como Freire (2005), Grossi (2008), Girotto e Souza (2010), Vigotsky (2005), Soares (2005) e Koch (2017). Os resultados apontam que a partir da vivência dos alunos no projeto, houve maior participação nas aulas síncronas e assíncronas, ampliação da compreensão de textos, conhecimento de novas palavras e a descoberta de jovens que produzem textos e poemas, assim como a melhoria do rendimento destes alunos no âmbito escolar. Deste modo, concluímos que projetos como o Clube do Livro devem ser desenvolvidos nas unidades escolares em diversas etapas do ensino básico, fato que propicia a ampliação do protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades leitoras. Ademais, o presente estudo fomentou o letramento, fazendo com que os discentes façam uso produtivo das diversas práticas de linguagens em distintas esferas sociocomunicativas, permitindo o desenvolvimento integral dos educandos.