Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FUNÇÕES EXECUTIVAS E A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa de levantamento (em andamento) acerca do entendimento dos professores da Educação infantil, sobre a importância da prática de atividades lúdicas com base nos estudos da psicomotricidade, e consequentemente o estímulo das funções executivas (FEs) na educação infantil. Além de justificar o porquê da importância do levantamento desses dados, serão elencados os métodos pelos quais eles estão sendo coletados e os resultados esperados a partir da análise desses mesmos dados. Já é de famigerado conhecimento acadêmico que as experiências lúdicas com base na psicomotricidade oferecem benefícios inestimáveis quando trabalhadas o mais cedo possível, pois além de beneficiarem diversos aspectos corporais, propiciam também a estimulação do funcionamento executivo (controle inibitório, flexibilidade cognitiva e memória de trabalho) em qualquer etapa do desenvolvimento. Na educação infantil sabe-se que o treinamento das funções executivas podem acarretar em um desenvolvimento emocional, acadêmico e social estável. porém, mesmo com os alicerces da educação infantil sendo fortificados ano após ano, no Brasil ainda percebe-se uma lacuna no que diz respeito ao entendimento dos profissionais acerca desses aspectos tão importantes, que devem ser estimulados durante a educação infantil. Para a investigação desse tema, está sendo realizada uma pesquisa de levantamento, tendo como instrumento um questionário construído com perguntas que abarcam os temas "Psicomotricidade", "Funções executivas" e “Atividades Psicomotoras” ( tratados no contexto da educação infantil), estes enviados para professores da educação infantil de todo o Brasil. A partir da análise dos dados coletados, será possível obter uma visão ampla acerca da concepção dos educadores sobre estes construtos. A hipótese principal é que a maioria dos professores da educação infantil desconhecem a importância de ambos no processo de desenvolvimento integral da criança, ou não possuem aprofundamento teórico sobre as temáticas, mesmo trabalhando-as diariamente na sua prática pedagógica.

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