A modelagem matemática é uma das metodologias que nos chama a atenção desde o início da graduação por ser um método que mostra a aproximação da matemática escolar com o cotidiano dos alunos. Com base nessa perspectiva e após leituras sobre a temática surge as ideias inicias desse artigo, que é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo buscar e analisar as produções do XIX Encontro Baiano de Educação Matemática-EBEM e VIII Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática-FBLM, envolvendo a temática modelagem matemática. Esse é um dos principais eventos baianos de educação matemática, reúne diversos pesquisadores do estado da Bahia e propicia em seus encontros o diálogo e troca de experiências de caráter educacional. Essa pesquisa tem como finalidade mapear dentre as 175 produções no evento aquelas que têm as palavras “modelagem matemática” em seus títulos e/ou palavras chaves. Conforme as análises de cada produção encontrada percebemos as diferentes problemáticas envolvidas com o cotidiano dos alunos, a percepção que a modelagem matemática é um caminho que pode levar a uma aprendizagem significativa, que o aluno é um ser ativo na sua aprendizagem e que o professor é um mediador que torna o processo de ensino e aprendizagem menos engessado.