A sequência didática é uma ferramenta pedagógica sistematizada que possui a finalidade de auxiliar o aluno, atuando como suporte para o desenvolvimento do letramento literário em seu sentido oral, escrito e reflexivo. Por isso, desde sua implementação no Brasil, esse recurso vem ganhando espaço e sendo cada vez mais utilizado nas salas de aula de todo país. Sendo assim, nossa pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta de sequência didática para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, através da fábula Flicts de Ziraldo, visando o conhecimento e a reflexão acerca das temáticas sociais apresentadas na obra. Já como objetivos específicos, procuramos: 1°: evidenciar a importância da literatura infantojuvenil para o indivíduo e para a sociedade; 2°: analisar a obra Flicts e seus reflexos sociais; e 3°: discutir sobre a importância da sequência didática para o trabalho docente. Para tanto, nossa pesquisa é caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, amparando-se, assim, no seguinte aporte teórico: Cademartori (2006); Rodrigues (2013); Coelho (2000); e Cosson (2018), dentre outros autores/pesquisadores que também contribuíram na realização desta pesquisa. Por fim, após a análise dos dados, os resultados nos levaram ao entendimento de que é possível utilizar a sequência didática, agregada à literatura infantojuvenil, como instrumento de desenvolvimento de habilidades para conscientização humana e, através disso, de mudança social.