Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TURMAS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DA FÁBULA FLICTS DE ZIRALDO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99947
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6987
    "inscrito_id" => 21225
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TURMAS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DA FÁBULA FLICTS DE ZIRALDO"
    "resumo" => "A sequência didática é uma ferramenta pedagógica sistematizada que possui a finalidade de auxiliar o aluno, atuando como suporte para o desenvolvimento do letramento literário em seu sentido oral, escrito e reflexivo. Por isso, desde sua implementação no Brasil, esse recurso vem ganhando espaço e sendo cada vez mais utilizado nas salas de aula de todo país. Sendo assim, nossa pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta de sequência didática para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, através da fábula Flicts de Ziraldo, visando o conhecimento e a reflexão acerca das temáticas sociais apresentadas na obra. Já como objetivos específicos, procuramos: 1°: evidenciar a importância da literatura infantojuvenil para o indivíduo e para a sociedade; 2°: analisar a obra Flicts e seus reflexos sociais; e 3°: discutir sobre a importância da sequência didática para o trabalho docente. Para tanto, nossa pesquisa é caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, amparando-se, assim, no seguinte aporte teórico: Cademartori (2006); Rodrigues (2013); Coelho (2000); e Cosson (2018), dentre outros autores/pesquisadores que também contribuíram na realização desta pesquisa. Por fim, após a análise dos dados, os resultados nos levaram ao entendimento de que é possível utilizar a sequência didática, agregada à literatura infantojuvenil, como instrumento de desenvolvimento de habilidades para conscientização humana e, através disso, de mudança social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21225_TB6987_20112023094033.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA CAVALCANTE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amanda.ctgz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99947
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6987
    "inscrito_id" => 21225
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TURMAS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DA FÁBULA FLICTS DE ZIRALDO"
    "resumo" => "A sequência didática é uma ferramenta pedagógica sistematizada que possui a finalidade de auxiliar o aluno, atuando como suporte para o desenvolvimento do letramento literário em seu sentido oral, escrito e reflexivo. Por isso, desde sua implementação no Brasil, esse recurso vem ganhando espaço e sendo cada vez mais utilizado nas salas de aula de todo país. Sendo assim, nossa pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta de sequência didática para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, através da fábula Flicts de Ziraldo, visando o conhecimento e a reflexão acerca das temáticas sociais apresentadas na obra. Já como objetivos específicos, procuramos: 1°: evidenciar a importância da literatura infantojuvenil para o indivíduo e para a sociedade; 2°: analisar a obra Flicts e seus reflexos sociais; e 3°: discutir sobre a importância da sequência didática para o trabalho docente. Para tanto, nossa pesquisa é caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, amparando-se, assim, no seguinte aporte teórico: Cademartori (2006); Rodrigues (2013); Coelho (2000); e Cosson (2018), dentre outros autores/pesquisadores que também contribuíram na realização desta pesquisa. Por fim, após a análise dos dados, os resultados nos levaram ao entendimento de que é possível utilizar a sequência didática, agregada à literatura infantojuvenil, como instrumento de desenvolvimento de habilidades para conscientização humana e, através disso, de mudança social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21225_TB6987_20112023094033.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA CAVALCANTE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amanda.ctgz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A sequência didática é uma ferramenta pedagógica sistematizada que possui a finalidade de auxiliar o aluno, atuando como suporte para o desenvolvimento do letramento literário em seu sentido oral, escrito e reflexivo. Por isso, desde sua implementação no Brasil, esse recurso vem ganhando espaço e sendo cada vez mais utilizado nas salas de aula de todo país. Sendo assim, nossa pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta de sequência didática para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, através da fábula Flicts de Ziraldo, visando o conhecimento e a reflexão acerca das temáticas sociais apresentadas na obra. Já como objetivos específicos, procuramos: 1°: evidenciar a importância da literatura infantojuvenil para o indivíduo e para a sociedade; 2°: analisar a obra Flicts e seus reflexos sociais; e 3°: discutir sobre a importância da sequência didática para o trabalho docente. Para tanto, nossa pesquisa é caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, amparando-se, assim, no seguinte aporte teórico: Cademartori (2006); Rodrigues (2013); Coelho (2000); e Cosson (2018), dentre outros autores/pesquisadores que também contribuíram na realização desta pesquisa. Por fim, após a análise dos dados, os resultados nos levaram ao entendimento de que é possível utilizar a sequência didática, agregada à literatura infantojuvenil, como instrumento de desenvolvimento de habilidades para conscientização humana e, através disso, de mudança social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.