A comunidade quilombola trata-se de um fértil território educativo, onde as crianças recebem uma educação integral, brincando, experimentando, conversando e observando as demais crianças e adultos. Neste contexto, a escola quilombola serve para sistematizar esses saberes e garantir o direito de todos à educação. Entretanto, essa escola precisa ser construída por um quadro docente e de gestão composto por educadores de origem da comunidade e conhecedores de uma educação quilombola, caso contrário o resultado pode ser a imposição dos saberes curriculares divergentes da vivência local. A Gestão Escolar enquanto direcionadora intencional se apresenta como importante ferramenta de fortalecimento de identidade. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira a gestão escolar tem inserido a temática da identidade nas relações étnico-raciais em seu currículo, na Escola Municipal Adélia Carneiro Pedrosa situada no distrito de Povoação de São Lourenco, com turmas da pré-escola, Ensino Fundamental anos iniciais, finais e Supletivo, localizada na Cidade de Goiana Pernambuco, certificada como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares. A ideia é pesquisar como a Gestão Escolar tem utilizado seus recursos para interligar o processo educacional e recorte social do alunado, atuando no processo de fortalecimento das relações étnico-raciais, direcionando para a busca de compreensão de como ocorre a construção da Educação quilombola e como as escolas incorporam os saberes territoriais. Para a pesquisa será utilizada enquanto a abordagens metodológicas exploratória com o contato inicial e apresentação da proposta de pesquisa para os sujeitos envolvidos, sistemática referente a coleta de dados em momentos de vivência dentro do ambiente escolar e análise a partir dos dados coletados.