RESUMO Ao longo da história, observa-se uma modernização e valorização dos sujeitos infanto juvenis. Tendo em vista o caráter emancipatório que rege a legislação, torna-se notável a distinção de uma visão tradicional e ausência de políticas públicas com relação a esse tema. As visões científicas retratadas destacam a percepção dos sujeitos em relação aos seus direitos. Nesse sentido, a comunicação segue para uma revisão literária com o objetivo de mapear a atuação e definição dos sujeitos em questão, crianças e adolescentes. A metodologia compreende, levantamento e análise de dados contidos nas plataformas google acadêmico e periódicos capes. Diante de uma planilha de produções acadêmicas, encontrou-se: 1 livro, 84 artigos, 3 Trabalhos de conclusão de curso e 7 Dissertações. Foram selecionados 2 artigos expressivos de uma mudança cultural e 1 livro. Notou-se, como resultado parcial, que os dados expressam um entendimento das crianças e adolescentes como sujeitos de direitos em um sentido de proteção e participação social, sobretudo no ambiente escolar. Como conclusão, os estudos demonstram a importância e valorização das crianças e dos adolescentes, como detentores de direitos e responsabilidades, tornou-se importante entender o meio social e sócio-econômico que articulam ideologias sobre a família e a emancipação infanto juvenil. Palavras-chave: Direitos Humanos – identidade e emancipação cultural – ECA.