A concepção de infância passou por um longo processo histórico, e com isso muitos conceitos foram criados e estabelecidos para descrever esse período da vida. A partir dessa percepção é possível compreender que a criança sempre existiu, no entanto, a infância como período fundamental à vida e ao desenvolvimento integral do ser humano, por muitos anos foi negligenciada. Nesse contexto, a educação infantil que atualmente assume compromisso de promover aprendizagem e desenvolvimento à criança, se institui como a primeira etapa da educação básica surgiu em meio a este cenário de intensas modificações sociais. Assim sendo, entende-se que todas essas mudanças refletem de forma direta no ensino que se apresenta às crianças nos dias de hoje. Em razão disso, a pesquisa buscou compreender o processo histórico da constituição do ensino para a infância no Brasil e a partir desta compreensão, pretende destacar as mudanças e ressignificações que ocorreram na educação infantil do município de Cruzeiro do Sul, localizado no interior do estado do Acre. O estudo se consolidou por meio da pesquisa de campo em duas escolas de ensino infantil, que por sua vez, tratam-se das primeiras creches implementadas na região. Para tanto, a pesquisa realizou uma abordagem qualitativa baseada nos estudos de Gil (2008) por meio de procedimentos como a pesquisa bibliográfica, de campo e documental. Para fundamentação teórica, contou-se com os estudos de autores como Áries (1978), Nunes (2009), Kramer (2006), que contribuíram significativamente com a temática abordada pela pesquisa. A partir do estudo foi possível identificar avanços e ressignificações que o processo de ensino na educação infantil vivenciou, registrando parte da trajetória histórica do ensino infantil no município de Cruzeiro do Sul, estado do Acre.