O presente trabalho tem como objetivo discutir e problematizar as representações do feminino na literatura infantil a partir da conceituação da categoria de gênero simultaneamente aos conceitos de padrões de subjetividades femininas, debruçando-se sobre os escritos da autora Guacira Lopes Louro e outros, como exemplo de representação das feminilidades, utilizou-se a literatura infantil como objeto de estudo. A pesquisa justifica-se a partir da necessidade da desconstrução de estereótipos relacionados às feminilidades, sobretudo nos livros de literatura infantil. Assim, a metodologia utilizada na pesquisa, cuja possui aspecto qualitativo, consiste na análise de conteúdo, feita a partir da obra “Escola de Princesas Recatadas” do autor Eliandro Rocha e ilustrada por Thiago Lopes. Nesse sentido, serão analisados aspectos textuais e iconográficos da obra, com objetivo de apontar aspectos da representação do feminino ao mesmo tempo em que dialoga-se com os teóricos da área, concentrando-se nas ações que o feminino exerce na história e a forma estética e sentimental a qual são representadas. Por fim, os resultados apresentados sugerem como a literatura infantil pode influenciar na desconstrução de estereótipos desde as fases iniciais da leitura e educação infantil como um todo, além disso, buscou-se apontar a importância de livros infantis que não reforcem estereótipos de gênero.