CORREIA, Ana Clara Viana et al.. A identidade surda e o currículo escolar. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95666>. Acesso em: 22/12/2024 14:57
A identidade é construída por aspectos essencialistas (por semelhança) e não essencialistas (pela diferença), somados a símbolos de referências. Ou seja, o indivíduo é constituído pelas suas peculiaridades mas também pelas características compartilhadas, por isso é importante para formação da identidade da pessoa surda, que suas singularidades sejam valorizadas, tenham contato com seus semelhantes e pontos de referências. Nesse sentido, o currículo escolar encontra-se como uma das referências presentes na vida dos alunos surdos, principalmente porque, entre tantas coisas, também é forjador de identidade, logo, é importante saber como o currículo tem abraçado as diversidades das Identidades surda. A presente pesquisa é de cunho bibliográfico com base em autores como SILVA (2005, 2014), HONORA (2014), MAZZOTA (2011), seguido por uma entrevista semiestruturada com alunos surdos e uma professora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola da rede pública estadual do Maranhão, localizada na cidade de Imperatriz, para compreender a relação entre currículo e identidade e como os alunos surdos percebem essas relações no meio escolar. Desse modo, foi possível constatar que o currículo, o posicionamento do professor e as tomadas de decisões afetam de forma significativa a construção da identidade do estudante surdo, principalmente, ao não ser percebido e não possuir pontos de referência dessa identidade.