O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de uma atividade realizada no âmbito do componente curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Projeto Social, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Acopiara. O trabalho foi aplicado na turma de 6º ano do Ensino Fundamental, Anos Finais, de uma Escola de Ensino Fundamental do município de Acopiara, Ceará. A atividade foi idealizada com o objetivo de otimizar a compreensão dos conteúdos em paleontologia contextualizando essa ciência como parte necessária para se entender os processos biológicos que ocorrem no nosso planeta. Esse projeto se justifica a partir da escassez desse conteúdo no ensino básico, tendo em vista sua importância para o entendimento de outros conteúdos relacionados à disciplina de ciências. No primeiro momento foi realizado um questionário para identificar o conhecimento prévio sobre o tema, que serviu de norteador para as próximas ações. Em seguida a realização de uma aula teórica introdutória abordando as deficiências encontradas com a análise do questionário, e depois uma prática com a construção de um material didático em gesso, representando os fósseis estudados, que posteriormente foram disponibilizados para a escola ter em seu acervo. Por último, foi aplicado um questionário final. Através dessa experiência foi possível identificar que o desenvolvimento de aulas práticas utilizando materiais de baixo custo de forma lúdica pode ser uma importante ferramenta de ensino-aprendizagem, pois promove engajamento e protagonismo do corpo discente, melhorando seu interesse e compreensão da temática da paleontologia.