PROJETO ALFALETRIA: ALFABETIZAR COM ALEGRIA – DE UMA OBRA PARA VÁRIOS LEGADOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99379 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6223 "inscrito_id" => 946 "titulo" => "PROJETO ALFALETRIA: ALFABETIZAR COM ALEGRIA – DE UMA OBRA PARA VÁRIOS LEGADOS" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar um projeto de extensão intitulado Alfaletria: alfabetizar com alegria, desenvolvido pós-pandemia com intuito de auxiliar crianças de escolas públicas da cidade de Pará de Minas com defasagens de aprendizagens na leitura e escrita. O projeto encontra-se em andamento há dois anos, baseado metodologicamente a partir da obra da pesquisadora Magda Soares, publicada em 2021, Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever, uma obra que deixa muitos legados. A pesquisa apresentada é um estudo de caso, com análises quanti-qualitativo sobre os processos de ensino e aprendizagem da língua escrita desenvolvidos no projeto e levando-nos a várias inquietações de alguns porquês não, como: repensar o processo de ensino-aprendizagem do ciclo de alfabetização de forma mais ampla e quiçá mais eficaz? Para embasar nossa análise utilizamos de entrevistas com os responsáveis, registros das crianças e suas próprias falas e de dois professores de escolas que possuem alunos que frequentam o projeto. Pode-se afirmar que o projeto apresenta muitos pontos positivos na visão dos entrevistados, pois estimula de forma diferente a da escola os aprendizados da leitura e escrita e, o espaço acadêmico proporciona às crianças um interesse maior em estar presente. Oportuniza também muitas indagações dos próprios processos curriculares que ainda são exigidos em nosso país, deixando-nos com a seguinte pergunta por que não?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID946_TB6223_19112023100221.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAM MARMOL" "autor_nome_curto" => "MIRIAM" "autor_email" => "marmol.mmr@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE PARÁ DE MINAS (FAPAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99379 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6223 "inscrito_id" => 946 "titulo" => "PROJETO ALFALETRIA: ALFABETIZAR COM ALEGRIA – DE UMA OBRA PARA VÁRIOS LEGADOS" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar um projeto de extensão intitulado Alfaletria: alfabetizar com alegria, desenvolvido pós-pandemia com intuito de auxiliar crianças de escolas públicas da cidade de Pará de Minas com defasagens de aprendizagens na leitura e escrita. O projeto encontra-se em andamento há dois anos, baseado metodologicamente a partir da obra da pesquisadora Magda Soares, publicada em 2021, Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever, uma obra que deixa muitos legados. A pesquisa apresentada é um estudo de caso, com análises quanti-qualitativo sobre os processos de ensino e aprendizagem da língua escrita desenvolvidos no projeto e levando-nos a várias inquietações de alguns porquês não, como: repensar o processo de ensino-aprendizagem do ciclo de alfabetização de forma mais ampla e quiçá mais eficaz? Para embasar nossa análise utilizamos de entrevistas com os responsáveis, registros das crianças e suas próprias falas e de dois professores de escolas que possuem alunos que frequentam o projeto. Pode-se afirmar que o projeto apresenta muitos pontos positivos na visão dos entrevistados, pois estimula de forma diferente a da escola os aprendizados da leitura e escrita e, o espaço acadêmico proporciona às crianças um interesse maior em estar presente. Oportuniza também muitas indagações dos próprios processos curriculares que ainda são exigidos em nosso país, deixando-nos com a seguinte pergunta por que não?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID946_TB6223_19112023100221.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAM MARMOL" "autor_nome_curto" => "MIRIAM" "autor_email" => "marmol.mmr@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE PARÁ DE MINAS (FAPAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }