O presente artigo tem como objetivo apresentar um projeto de extensão intitulado Alfaletria: alfabetizar com alegria, desenvolvido pós-pandemia com intuito de auxiliar crianças de escolas públicas da cidade de Pará de Minas com defasagens de aprendizagens na leitura e escrita. O projeto encontra-se em andamento há dois anos, baseado metodologicamente a partir da obra da pesquisadora Magda Soares, publicada em 2021, Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever, uma obra que deixa muitos legados. A pesquisa apresentada é um estudo de caso, com análises quanti-qualitativo sobre os processos de ensino e aprendizagem da língua escrita desenvolvidos no projeto e levando-nos a várias inquietações de alguns porquês não, como: repensar o processo de ensino-aprendizagem do ciclo de alfabetização de forma mais ampla e quiçá mais eficaz? Para embasar nossa análise utilizamos de entrevistas com os responsáveis, registros das crianças e suas próprias falas e de dois professores de escolas que possuem alunos que frequentam o projeto. Pode-se afirmar que o projeto apresenta muitos pontos positivos na visão dos entrevistados, pois estimula de forma diferente a da escola os aprendizados da leitura e escrita e, o espaço acadêmico proporciona às crianças um interesse maior em estar presente. Oportuniza também muitas indagações dos próprios processos curriculares que ainda são exigidos em nosso país, deixando-nos com a seguinte pergunta por que não?