RESUMO O projeto Bairros: lugar, memória e identidade (LUMEI/CAp-UERJ) procura diante da relação com os seus participantes, a aproximação de outros conhecimentos, saberes e imaginários sobre os bairros. Dentro da prática do extencionismo, o projeto tem permitido avançar sobre a relação bairro-escola onde entendemos que muitas escolas acabam por ser referências nas histórias de vidas do bairro, tal como repensar o que é o urbano hoje e como o espaço e a memória contribuem para constituição de diferentes espacialidades. Amparada nos trabalhos de Mauricio de Abreu (1987) e Nelson Nobrega (2011), nos debruçamos nas concepções de urbanidades criadas na/da cidade. Dessa forma, a proposta tem sido a elaboração de materiais didáticos, trabalhos de campo, mapas georeferenciados e afetivos. Organizado por alunos e professores, o projeto tem sido um instrumento para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos estudantes da rede pública, colaborando para o sentido de pertencimento e apropriação do lugar onde estudam e circulam, valorizando o espaço de vivência do morador e trabalhador local em geral, com o intuito de emergir diferentes práticas educacionais, que vão além do espaço escolar, contribuindo para uma cidade mais igualitária. Neste artigo, apresentamos as atividades realizadas no Instituto de Aplicação da UERJ e na Escola Municipal José de Alencar, localizadas no município do Rio de Janeiro, nas Zonas Norte e Sul respectivamente, inseridas, portanto, em diferentes contextos socioespaciais.