A impressora 3D pode ser útil não só na fabricação de objetos e peças, mas pode abranger a fabricação de mecanismos para a acessibilidade, tal como placas de identificação em braille para pessoas com deficiência (PCD). O equipamento pode ser utilizado para para poder fabricar as suas peças desenvolvidas nas aulas de Desenho Técnico e para os experimentos de Robótica. A impressora 3D Ender-3 pode atuar em várias áreas tais como: área da educação, como suporte para acessibilidade e conhecimento para os discentes e na área de fabricação de peças. O manual disponibilizado para pesquisa não se encontra na língua Portuguesa e o manual original contém informações não tão esclarecedoras para o usuário. Diante disso resolvemos criar o nosso próprio manual. O trabalho proposto visa a elaboração de um manual para a impressora 3D Ender-3. Para a sua organização utilizamos o manual original da impressora 3D e o usamos como apoio: consulta a usuários de impressoras similares; tutoriais escritos na língua inglesa e materiais audiovisuais. Com algumas melhorias na máquina, foram impressos suportes para segurar o filamento usado para a impressão para que ele não embole. Quando o indivíduo estiver imprimindo um objeto, deve-se prestar atenção nas seguintes situações: não estar com o ar condicionado ligado; calibrar a mesa e o suporte de impressão; limpar a superfície da mesa antes da impressão, para garantir que o objeto esteja em boas condições quando a impressão encerrar. Com isso, a forma adequada de utilização da impressora 3D será útil para os fins acadêmicos e para auxiliar as atividades do dia a dia no campus.